top of page

Meu caminho, conhecendo Santiago de Compostela

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Atualizado: 2 de out. de 2023

Depois do nosso caminho, ficamos 4 dias em Santiago de Compostela para conhecer essa linda cidade. Venha saber o que fizemos e o que você pode fazer na sua visita também. Além disso, tem várias dicas de locais onde comer e se hospedar em Santiago. Conhecemos diversos locais interessantes, desde o museu das peregrinações até a rua mais estreita da Espanha.


Dia 1 em Santiago de Compostela: hora de descansar

O dia começou nublado e logo a chuva veio, mas o dia após terminarmos o caminho seria para descansarmos. Se você tiver tempo, vale a pena dar um descanso passeando um pouco pela cidade após os dias de caminhada e deixar para realmente conhecê-la nos próximos dias.


Começamos o dia comendo um tradicional churros com chocolate quente e gostamos bastante! São bem diferentes dos que encontramos no Brasil, os churros é menor e mais sequinho e o chocolate quente é uma delícia. E para nossa surpresa, junto ganhamos um biscoitinho. Mas não era qualquer biscoitinho, era um Biscuits Galicia! Durante o caminho quando fomos pelo Polígono das Gandaras nós passamos em frente a fábrica da Biscuits Galicia! Coincidência ou não, percebemos que o caminho sempre estará em nós.



Depois do nosso café da manhã com o tradicional chocolate quente com churros fomos passear pelo centro da cidade (não o centro histórico), passeamos pelas lojas e vimos o movimento da cidade. Mas a chuva começou a apertar e acabamos "presos" nas marquises das lojas para nos abrigarmos.


Já tínhamos percebido que a seguinte frase é verídica: Uma coisa é certa, na Galícia sempre chove! Assim, precisávamos comprar um guarda-chuva ou como os galegos chamam um para-águas! Gostei desse nome, achei bem sugestivo.


Seguimos então para o Shopping (Centro Comercial As Cancelas), estávamos em busca de um pijama para usar nas próximas noites que ainda estaríamos em viagem, e o local mais em conta para isso era ir até uma Primark. Resolvemos ir a pé até o shopping, era cerca de 4 km. Para quem já tinha andado em média 20 km por dia, andar 4 km seria moleza, ainda mais sem mochila.


No caminho paramos para almoçar no La Puerta del Camino, o lugar fica em frente a Puerta del Camino. Por aqui os peregrinos vindos do Caminho Francês costumam passar quando chegam até Santiago de Compostela. Muitos também costumam parar no La Puerta del Camino para comer algo.


Seguimos então até o shopping, onde conseguimos encontrar os pijamas! Passeamos por lá e então voltamos. Na volta pegamos os últimos km do Caminho Francês e estávamos outra vez na Catedral de Santiago.


Após o passeio fomos lavar nossas roupas e o resto do dia foi só descansar.


Dia 2 em Santiago de Compostela: conhecendo a cidade

Após o dia de "descanso", fomos conhecer um pouco mais da cidade de Santiago de Compostela. Neste dia deixamos para conhecer mais o centro histórico da cidade.


Passeamos e passeamos sem rumo pelas várias ruas que norteiam a Catedral de Santiago. Passamos pelo convento de São Francisco de Santiago (veja aqui no mapa), visitamos várias igrejas que encontramos aos arredores e então a fome já estava batendo.


Neste dia comemos a famosa Paella Espanhola (aqui no blog eu já falei um pouco sobre ela e dei até uma receita, clica aqui para ler mais a respeito). Mas foi difícil achar um restaurante aberto para almoço ao 12h! Os espanhóis costumam almoçar 13h, então o jeito foi ir em um restaurante mais turístico. Pedimos uma Paella de mariscos e camarões, estava muito boa! E para acompanhar tomamos um vinho da casa.


Em seguida fomos até a rua mais estreita da Espanha!


Na foto você consegue ver como ela realmente é estreita!


Quando você for passar por ela fique bem atento, é muito fácil perder sua entrada, pois você fica na dúvida se realmente é por ali que entra.


Mas para facilitar a sua visita até a rua mais estreita confira aqui onde ela fica. Ao lado da Padaria Mimos terá uma entradinha, essa entradinha é a rua mais estreita da Espanha.


Vale a pena a passagem por ali e também tirar algumas fotos. Você volta no tempo passando por ali!


No final dela você encontra um restaurante com ótimos preços, infelizmente estava fechado quando fomos, mas fica a dica caso ele esteja aberto em sua viagem.


Dando continuidade ao passeio a dica é conhecer o Museu das Peregrinações, ele fica quase do lado da Catedral de Santiago (veja aqui no mapa).


O museu é muito interessante, rico em história. É uma visita quase obrigatória para os peregrinos. Quando for não esqueça de levar sua credencial para ter desconto. Nós apresentamos nossa credencial e nossa entrada foi gratuita!


Veja algumas fotos interessantes do museu na sequência.



Nas fotos temos uma estátua de Santiago e de Nossa Senhora. A foto do meio é muito legal, trata-se de uma mochila e uma credencial que fizeram o caminho durante a pandemia, ela foi um símbolo, a ideia era que ela representasse todos os peregrinos que nesse momento estavam em confinamento. E a última é uma representação dos cajados que tanto nos ajudam no caminho, junto com a expressão Ultreia!



Continuando o passeio fomos conhecer as "Duas Marias", sua história é triste e faz parte da história de Santiago. As duas eram irmãs e ficaram famosas na cidade por passearem vestidas de forma excêntrica e provocando os estudantes (saiba mais sobre a história aqui). As "Duas Marias" ficam no Parque da Alameda, depois que tirar algumas fotos com elas, vale a pena um passeio pelo parque, você tem várias vistas de catedral de lá, como na foto ao centro.


Por fim termine seu dia comendo ótimas tapas, um dos lugares que mais gostamos foi o Tapas Petiscos do Cardeal (no fim do texto você encontra o link desse local). Antes de ir descansar vale a pena dar uma olhada na Catedral de Santiago à noite, ela fica muito bonita como pode ver na última foto.


Dia 3 em Santiago de Compostela: dia de excursão

Nosso terceiro dia foi o dia de conhecer Fisterra e Múxia. Existem diversas formas para chegar até elas: existe o Caminho de Fisterra, excursão, ônibus de linha e até a opção de alugar um carro.


Achamos mais viável nessa viagem fazer a excursão. Talvez um dia volte para fazer o Caminho de Santiago até Fisterra! Mas valeu a pena a excursão, conhecemos lugares muito bonitos.


Os detalhes sobre a excursão vão ficar para o próximo texto! (clique aqui para ler o texto)


Mas depois que voltar da excursão você pode aproveitar o entardecer para passear pelos arredores da Catedral. Foi exatamente isso que fizemos.



Como logo escureceu fomos até a famosa sombra do peregrino que você pode encontrar em uma das laterais da Catedral.


De uma olhada na foto ao lado. É um peregrino perfeito! Ele está de chapéu, mochila e até com cajado!


É inexplicável saber como essa sombra se forma. Mas é algo incrível para os peregrinos.


Para não perder a sombra do peregrino, vou deixar aqui o link do mapa, é só clicar aqui.


Veja também nosso Reels no Instagram onde falamos sobre a sombra, é só clicar aqui.



Dia 4 em Santiago de Compostela: visitado a catedral de Santiago

Nosso último dia foi reservado para fazer os passeios na Catedral. Existem vários pacotes que você pode comprar direto na internet neste link. O que escolhemos foi uma tarifa com desconto que é combinada, Tarifa Pórtico+Torre+Cubiertas+Museo Reducida, preço por pessoas foi de 16 € (em 16/03/2023).


Vale muito a pena o passeio, você caminha pelos telhados da catedral e tem lindas vistas da cidade. Veja algumas fotos a seguir.



Também visitamos o Pórtico da Glória, é um lindo lugar, pena não poder tirar foto. Vale muito a pena a visita e observar cada detalhe do Pórtico da Glória. O pórtico é uma estrutura arquitetônica de três plantas sendo a cripta que simboliza o mundo terreal; o pórtico propriamente dito, que era a porta de entrada da catedral e que permaneceu aberto durante a Idade Média; e a última planta era a tribuna.


Para terminar nossa visita fomos no museu da Catedral de Santiago, mais uma incrível visita para fechar esse passeio pela cidade de Santiago de Compostela.


Dicas da cidade: onde se hospedar e comer

Hora das dicas valiosas para você que está planejando sua viagem. Aqui vou deixar as opções de locais que ficamos e restaurantes que conhecemos e gostamos. Como dica extra trago uma opção de lavanderia em Santiago de Compostela.


Onde ficar em Santiago de Compostela

Como iríamos ficar mais dias em Santiago de Compostela nós já escolhemos um hostel, assim poderíamos ficar mais tempo sem problema. Muitos albergues em Santiago de Compostela aceitam até 2 noites de reservas para os peregrinos que chegam, se for ficar 2 noites vale a pena pensar nessa opção também.


🔵OPÇÃO: Pombal Rooms Santiago

Valor: 40 euros por casal em quarto individual com banheiro (valor pago em 12/03/2023).

Contato: Booking


Onde comer em Santiago de Compostela

Sempre gosto de lembrar que locais para comer são muito pessoais, mas toda a dica é sempre bem-vinda. Listarei aqui alguns lugares que comemos em Santiago de Compostela.


🟠OPÇÃO: Tapas Petiscos do Cardeal (prove as vieiras e as Patatas a la crema de queso)

Contato: Link do maps


🟠OPÇÃO: Restaurante Galeón Toural

Contato: Link do maps


🟠OPÇÃO: Cuto Salamanca Santiago

Contato: Link do maps


🟠OPÇÃO: La Puerta del Camino

Contato: Link do maps


Dica Extra

Tanto para quem vai fazer o caminho quanto para quem vai viajar de mochila levando poucas roupas é fundamental usar lavanderias, em Santiago de Compostela fomos em uma muito bonitinha e organizada.


🟢 OPÇÃO: SC18 Laundry (Santiago de Compostela)

Contato: Link do maps


Buen camino.

Abraços,

Mariana Dias.


 

Não quer perder nenhum post, sabia como fazer

Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:

Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇


 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.



 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page