Chegou a hora de voltar a caminhar. Neste texto trago um resumo do nosso dia de caminhada na etapa Valença do Minho a O Porriño. Etapa tranquila, sem grandes emoções. Primeiro dia de caminhada na chuva.
Valença do Minho a O Porriño: e a chuva chegou
No post anterior eu comentei que o tempo começou a mudar e a chuva chegou. Ainda não leu? Então, clica aqui.
No alojamento, esperamos um pouco a chuva forte passar. Quando ela deu uma trégua nós resolvemos sair. No que estávamos saindo, encontramos um peregrino que também se preparava para iniciar a sua etapa naquele 07/03/2023.
Como a chuva tinha diminuido nós saímos sem nossas capas. Mas logo que deixamos as muralhas de Valença do Minho precisamos nos abrigar e colocá-las, pois a chuva começou a apertar. E foi assim que atravessamos o rio Minho, fronteira de Portugal e Espanha, embaixo de chuva com vento forte.
Entrando na Galícia já percebemos que o caminho era ainda mais sinalizado. No que saímos da ponte encontramos uma placa (última foto acima) que mostrava o caminho até a próxima cidade, com altimetria e alguns pontos de parada. Essas placas nos ajudaram muito durante as etapas, pois conseguíamos ter uma ideia de como seriam os próximos trechos. Seria interessante ter também em Portugal.
Andando poucos quilômetros nós já estávamos na Sé de Tui. Alí descansamos um pouco, conhecemos a catedral e seguimos viagem.
No trecho logo após a Sé haviam obras na cidade (em 07/03/2023), e o caminho estava sendo desviado, mas sem nenhum problema, pois todos os desvios estavam muito bem sinalizados.
Andamos um pouco mais e a chuva deu uma trégua, então tiramos as capas e continuamos nosso caminho.
Depois de passar por alguns bosques, era a hora de parar para tomar algo, descansar e usar o banheiro. Nosso local foi um café bem no caminho, o que falicita muitos peregrinos pararem por lá. Vale a pena uma pausa no Café Ponte das Febres.
No café um grupo de peregrinos portugueses já estavam por lá. Logo um casal chegou e se sentou ao nosso lado. Quando estávamos saindo chegou outro casal. Foi a primeira vez que vimos tantos peregrinos no mesmo local.
Seguindo o caminho esta etapa nos revela um presente. Ao sair de um dos bosques você se depara com um mural, onde obras estão expostas. As obras são do artista Xai Òscar e contam com um auto-retrato, uma imagem de Santiago e o Pórtico da Glória.

Um pouco adiante é hora de decidir por onde seu caminho irá continuar.
Existem duas opções:
Caminho original: é uma rota por uma área industrial, o polígono industrial das Gándaras (linha vermelha no mapa ao lado).
Caminho complementar: é um caminho por bosques que aumenta cerca de 1km a caminhada (linha azul);
Como estava chovendo resolvemos ir pelo polígono industrial, já que o caminho seria de calçada e mais curto.
O polígono das Gandaras muitas vezes é retratado como algo assustador, mas não foi isso que sentimos.
Na verdade, é uma zona industrial. Caminhamos do lado de várias empresas, na sua maioria pátios de carros. O caminho era seguro, pois o tempo todo caminhávamos por calçadas, não andávamos em acostamento. A rua é movimentada, mas não chega a ser uma estrada.
Enquanto caminhávamos pelo polígono muitos peregrinos também faziam o mesmo. Vale lembrar que o caminho complementar aumenta 1 km a distância, então seu corpo também irá lhe ajudar a decidir por qual caminho seguir.
Ao chegar na cidade procuramos um albergue para nos instalar, tomar um banho e descansar.
A etapa tinha sido tranquila, mesmo com a garoa. Colocamos e tiramos algumas vezes a capa, mas foi tranquilo.
Então despois de descansarmos, resolvemos sair para comer algo. Já eram mais de 15 h e não tínhamos almoçado (fizemos lanches durante as paradas no caminho). Ao sair, reparamos que a cidade estava vazia, as lojas estavam fechadas e não achávamos restaurante para comer. Foi aí que descobrimos que a famosa siesta espanhola realmente existe. O jeito foi ir até o mercado e pegar algo por lá mesmo para comer.
Voltamos ao albergue e descansamos mais um pouco. Saímos para jantar e conhecer um pouco mais da cidade de O Porriño.
Essa foi uma etapa tranquila. Depois te tantos acontecimentos nas etapas anteriores, essa foi só caminhar, observar a natureza e sentir o caminho. Não sabe o que aconteceu nas etapas anteriores, então veja na sequência: Etapa 1, Etapa 2, Etapa 3.
Roteiro
Assim como nas etapas anteriores, nós nos baseamos no Gronze para nos prepararmos para esta etapa. A etapa oficial tem quase 32 km e sai de Tui e vai até Redondela. Como saímos um pouco antes (cerca de 3km), pois iniciamos em Valença do Minho andaríamos ainda mais. E como comentei no texto sobre a Etapa 1 (leia aqui), nosso limite era 25 km por dia. Assim dividimos a etapa como muitos peregrinos fazem.

O mapa ao lado você encontra no Gronze. Nessa imagem tem o mapa de Tui-Redondela que você pode conferir aqui.
Como a etapa é muito longa seguimos a sugestão de outros peregrinos e do próprio Gronze de parar em O Porriño.
Se você pretende fazer o caminho e está na dúvida sugiro parar por lá também, pois depois de O Porriño tem uma subida mais pesada.
Dicas da etapa: paradas, albergues e restaurantes
Agora é a hora das dicas. Como fiz para as outras etapas, deixo aqui as opções de albergues e paradas de descanso que fizemos durante nosso caminho. Também vou colocar como dica as opções de restaurantes e cafés.
Locais de parada:
Aqui são pequenas sugestões de paradas. Lembre-se que sempre que precisar você deve parar e dar um descanso para seu corpo. Não ultrapasse seus limites.
Nossas paradas nessa etapa foram:
4 km - Sé de Tui (veja ela no mapa).
6 km - Capela da Virxe do Caminho, parada rápida para hidratação e rápido descanso.
10 km - Café ponte das febres, local muito agradável, vale a pena uma parada por aqui.
12 km - Mural do artista Xai Òscar (veja ele no mapa).
20 km - Chegada em O Porriño.
Albergues da etapa:
Neste dia ficamos em um dos albergues indicados pelo Albergues del Camino de Santiago. Também indico esse albergue, tudo muito bom, bem organizado e bem limpo. Esse albergue também conta com a opção de cabine para até 4 pessoas (2 beliches). Pegamos essa opção e no fim acabamos com a cabine só para nós. Tivemos uma boa noite de sono por lá.
🔵 OPÇÃO: Albergue Sendasur
Valor: 15€ por pessoa (valor pago em 07/03/2023 em cabine)
🔵 OPÇÃO: Albergue Alojamiento Camino Portugués
🔵 OPÇÃO: Albergue Peregrinos O Porriño
Onde comer em O Porriño:
Indicação de onde comer são sempre bem-vindas. Então aqui vou indicar o restaurante que jantamos. Vale resaltar que os lanches no caminho nós fazíamos com o que havíamos comprado um dia antes no mercado. E nosso almoço era algo simples que encontrávamos também nos mercados. Aqui também comemos nossas primeiras Tapas!
🟠 OPÇÃO: Galibar Centro
Contato: Instagram (cardápio)
O que comemos: hambúrguer e batata frita.
Acompanhe as fotos e vídeos do nosso caminho no Instagram, nos vemos por lá. 👋
Buen camino.
Abraços,
Mariana Dias.
Não quer perder nenhum post, sabia como fazer
Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:
Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇
Quer ajudar a manter nosso site?
Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!
Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.
Melhor forma de comprar moedas estrangeiras
Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.
Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).
Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.
E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.
Commenti