Para começar esse texto vou direto a conclusão: valeu muito a pena fazer essa excursão! Se você pretende conhecer Fisterra e Muxía e possui pouco tempo ou não está disposto a fazer mais esse caminho, saiba que a opção de excursão é muito viável. Gostamos de tudo, conhecemos lindos lugares que nos surpreenderam. A excursão foi muito além de Fisterra e Muxía. Então venha saber como foi nesse texto, também te dou dicas valiosas.
Um dia em Fisterra e Muxía: excursão
Existem diversas formas de ir até Fisterra e Muxía: existe o Caminho de Fisterra, excursão, ônibus de linha e até a opção de alugar um carro. Analisamos todas essas opções e separamos duas como as mais viáveis para nós: excursão ou por conta própria (ônibus). Começamos a pesquisar e vimos que não seria tão simples ir de ônibus, pois as cidades são pequenas e os atrativos turísticos são mais afastados. Além disso, era difícil consiliar de maneira otimizada os horários dos ônibus para ir até as duas cidades no mesmo dia. Assim, decidimos ir de excursão.
Se você pretende conhecer Fisterra e Muxía mas não tem tempo ou disposição para fazer o Caminho de Fisterra/Muxía eu sugiro que faça como fizemos, vá de excursão.
Para nossa ida até o "fim do caminho" escolhemos fazer a excursão com a Galicia Travels (no fim do texto você acha informações a respeito). As paradas que mais queríamos era Fisterra e Múxia, mas vários outros lugares que conhecemos também nos surpreenderam. O tour conta com 7 paradas:
Ponte Maceira
Muxía
Farol de Finisterra (km 0)
Vila de Fisterra
Cascata de Ézaro
Hórreo de Carnota
Muros
Veja algumas fotos dessas 7 paradas da nossa excursão:
Para fazer a excursão nós encontramos o guia na frente da agência Galicia Travels e então fomos até o ônibus que estava estacionado perto. Existe mais um ponto de embarque do ônibus: na Plaza da Galicia (veja aqui no mapa). Você pode escolher o lugar que fica mais perto para você, mas isso é informado na hora da compra.
Pegamos o ônibus as 8:50 e nos dirigimos para o próximo ponto de embarque. Saímos por volta das 9:15 e retornamos por volta das 18:30 (a excursão que levou o dia todo).
💡Dica: leve água e algum lanchinho; os locais para comer só serão na hora do almoço e na última parada.
Agora vou te contar como foi cada uma das paradas e um pouco sobre cada um destes locais.
Ponte Maceira
Ponte Maceira foi nossa primeira parada na excursão. É considerado um pequeno paraíso do Caminho de Fisterra-Muxía e um dos conjuntos históricos mais singulares da Galícia e dos Caminhos de Santiago.

Um dos primeiros lugares que avistamos foi a Ponte Vella, ela foi construída entre os séculos XII-XIV e reconstruída XVIII.
Em Ponte Maceira ocorreram diversas batalhas nos séculos XII e XV. E a tradição Jacobeia relata que ocorreu a intervenção divina que salvou os discípulos do Apóstolo Santiago dos soldados romanos.
Ponte Maceira é considerada um dos povoados mais bonitos da Espanha.
Muxía
Muxía é um dos destinos conhecidos como fim do mundo e fim do caminho. Por lá encontramos um marco do "Km 0", as pedras místicas e o Santuário de Nuestra Senhora de La Barca.
O local onde as pedras místicas se encontram é conhecido como Punta da Barca. Segundo a tradição cristã estas pedras são os restos do barco de pedra que Nossa Senhora usava quando foi de encontro a Santiago. Já as tradições pagãs, relatam que estas pedras tinham poderes curativos e de fertilidade.
Muxía faz parte da Costa da Morte e este nome está relacionado aos vários naufrágios que ocorreram na região. Já a pedra rachada atrás do "km 0" é uma escultura chamada de "A Ferida", que é um monumento para lembrar do naufrágio de um petroleiro que ocorreu em 2002 e trouxe diversas consequências ambientais e sociais para o povo da região.
Aqui você pode aproveitar bastante o local, que é muito simbólico para aqueles que fizeram o caminho.
Farol de Finisterra
A próxima parada foi em Fisterra! Esse era o local mais esperado por nós. A primeira parada por lá foi direto no farol onde se encontra o marco do "Km 0". Por lá você se sente no fim do mundo, ao olhar para o horizonte não vê nada, apenas a imensidão do mar. Este local traz muita paz e também é conhecido por ser o fim do caminho.
Nas fotos temos o marco do "Km 0", o farol de Fisterra e a cruz onde os peregrinos costumam deixar algumas das pedras que carregaram e deixam no caminho.
Aproveite esse local para se reconectar, o caminho chegou ao fim e um novo ciclo deve ser iniciado.
Vila de Fisterra
Seguimos para a próxima parada, o centro da vila. Por lá era a hora de almoçar: existem diversos restaurantes, mas seguimos a dica de um casal espanhol que fazia a excursão conosco e foi maravilhoso. Almoçamos no Restaurante A Lareira (veja ele aqui), por lá você encontra diversos pratos, desde pratos com carne até comidas litoraneas.
Depois de almoçar passeamos um pouco pelos arredores e fomos até o Porto de Fisterra. Voltamos ao local indicado pelo guia e seguimos viagem para a próxima parada.
Cascata de Ézaro
Foi uma bela surpresa a parada na cascata. Aproveitamos bem o dia de sol por lá, uma paisagem natural muito bonita.

A cachoeira que cai no rio Jallas, próximo ao mar, está localizada no município de Dumbría, província de Corunha.
Ela é bonita em qualquer época do ano. Mas a melhor época é no inverno, onde há maior precipitação.
O desnível é de 155 metros, com a água descendo a montanha por 40 metros de altura até atingir as paredes do cânion localizado no Monte Pindo (630 m de altura).
Chegar a cascata é acessível, pois conta com passarelas por cima do rio e ao lado da Usina de Energia. É um passeio para todos.
Hórreo de Carnota
O hórreo de Carnota é o hórreo mais comprido da Espanha! Durante o caminho na parte da Galícia (Espanha) nós vimos vários hórreos, mas nenhum tão comprido como esse.

O hórreo é uma estrutura da época romana muito comum na Galícia. Ela serve para armazenar cereais e protegê-los dos ratos. Ela fica longe do chão e possui uma parte arredondada que os ratos não conseguem subir, assim não comiam os cereais que haviam sido guardados.
Este hórreo era da Igreja de Santa Comba de Carnota e de sua comunidade. Funcionava quase como um banco, onde a comunidade podia guardar seus preciosos grãos.
No nosso canal temos um vídeo do caminho onde explicamos um pouco sobre os hórreos, clica aqui para ver.
Muros
Muros foi a nossa última parada da excursão. A cidade conta com muitas histórias. Dentre elas a história da Igreja de Santa Maria do Campo, sua primeira construção foi em estilo românico datada do século XII, mas dessa época somente a cobertura principal se conserva. O atual edifício foi iniciado na primeira metade do século XV.
A pia batismal logo na entrada da igreja se destaca e é de muita importância. Durante a sua reconstrução no século XV poucas coisas foram encontradas intactas e dentre elas a pia batismal (Foto abaixo).
Esta pia batismal é um elemento de importância na liturgia. No caso da Igreja de Santa Maria de Muros, podemos ver uma cobra enrolada no seu interior. Esta cobra representaria o pecado, dominado pela água benta. Simbolizando o triunfo sobre o pecado ou o triunfo do bem sobre o mal.
Passeamos um pouco pela cidade e terminamos o passeio comendo um lanchinho que levamos enquanto admirávamos a bela vista da marina. Nas fotos acima você consegue ver um pouco destas paisagens. Muros também faz parte do Caminho de Santiago de Compostela! Neste caso trata-se do Caminho de Santiago da Ria Muros-Noia, este percurso passa pela costa oeste da Galícia, é um novo caminho que foi oficializado em 2020.
Assim, chegou ao fim o nosso dia de excursão. Conhecemos diversos locais interessantes e suas histórias foram contadas pelo guia (que fala em espanhol e inglês). Também vimos belas paisagens ao longo da costa da Galícia.
Praticamente todas as paradas foram em torno de 30 minutos, mas suficientes para conhecer os locais. A parada mais longa foi na Vila de Fisterra (um pouco mais de 1 hora), pois foi o local que paramos para almoçar.
Chegamos em Santiago de Compostela ao entardecer e aproveitamos para fazer um passeio noturno pelos arredores da catedral.
No nosso canal você encontra um vídeo sobre nossa excursão, clica aqui e confira.
Você também encontra um Reels no nosso Instagram sobre esse dia, clica aqui para ver também!
Dicas da cidade: onde comer e dicas extras
Mais uma vez chegou a hora de dividirmos nossas dicas. Por aqui nós teremos dicas da empresa de excursão que usamos e também do restaurante que almoçamos.
Excursão Fisterra Múxia
Nós escolhemos ir para Fisterra e Múxia de excursão, a empresa escolhida foi a Galicia Travels.
🟣OPÇÃO: Galicia Travels - Excursão Fisterre 39€ por pessoa (valor pago em 14/03/2023)
Contato: Site - Galicia Travels
Mapa: Link do mapa
Onde comer em Fisterra
Sempre gosto de lembrar que locais para comer são muito pessoais, mas toda a dica é sempre bem-vinda. Aqui vai o restaurante que almoçamos e foi uma dica de um casal de espanhois que faziam a excursão conosco.
🟠OPÇÃO: Restaurante A Lareira
Contato: Link do maps
Buen camino.
Abraços,
Mariana Dias.
Não quer perder nenhum post, sabia como fazer
Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:
Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇
Quer ajudar a manter nosso site?
Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!
Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.
Melhor forma de comprar moedas estrangeiras
Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.
Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).
Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.
E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.
Adoro os seus textos, consigo me sentir nos locais descritos... participei do Caminho de Santiago com vocês, mesmo sem sair de casa. Ansiosa para acompanhar as próximas aventuras...😘
Muito legal esse locais das fotos. Parabéns por colocar os detalhes e dicas. Abraços
Muito legal