Depois dessa incrível experiência de realizar o Caminho de Santiago de Compostela chegou a hora de dividir com vocês esta experiência em forma de palavras. Nossa primeira etapa do Caminho Português de Santigo partiu de Porto chegando em Vairão depois de quase 30 km. O sol e o vento frio nos acompanharam neste dia. Te convido a ler esse relato da etapa, que conta com nossos aprendizados e dicas.
Saída do Porto: primeiro desafio
O Caminho Português de Santiago pode iniciar de várias cidades, sendo que o mais conhecido é o que sai da cidade do Porto. Porto é muito bonita, então vale a pena ficar alguns dias para conhecer. Se já conhece a cidade, eu indicaria que ficasse pelo menos 2 dias antes de iniciar seu caminho, assim você pode descansar e se adaptar com o novo fuso horário. Você pode ler sobre os nossos primeiros dias em Portugal aqui.

Saímos perto das 7 h para iniciar a caminhada e o ponto de partida foi a Sé do Porto (um pouquinho antes, já que fomos andando até ela).
A saída pela Sé pode ser um pouco confusa, mas independente da direção que você escolher você chegará ao mesmo local, pois a divisão do Caminho Central e do Caminho da Costa ocorre mais para frente.
Essa divisão é cerca de 5 km da Sé do Porto, próximo ao Lidl Monte dos Burgos e do Continente (ambos são supermercados). Você pode ver essa separação dos caminhos aqui no mapa (só clicar).
Para facilitar sua saída do centro você pode mirar na Torre dos Clérigos e depois na Igreja do Carmo, porque a partir dalí se segue reto na mesma rua.
Por mais que o sol já estivesse aparecendo bem desde de cedo, o vento era muito forte e nos gelava. Nesse dia tivemos que usar luvas e touca até próximo ao meio dia. E a tarde trocamos a touca pelo chapéu, porque daí era o sol que estava forte.
No meio da manhã também fizemos algumas paradas, mas todas rápidas, só para fazer um lanchinho e se hidratar. Nossa caminhada fluiu bem até os 16 km, que foi nossa parada para o almoço.
Levamos quase 1 h na parada do almoço, pois naquela altura imaginávamos que parar e descansar por um bom tempo era melhor para o corpo. Mal sabíamos que não era por aí. E foi aqui que tivemos nosso primeiro aprendizado: paradas longas fazem o corpo esfriar e a dor aparecer.
Durante a tarde o sol começou a esquentar e junto com a nossa moleza/dor pós parada do almoço, estava mais difícil caminhar. Tivemos que fazer várias paradas e os quilómetros da tarde estavam parecendo mais longos que os da manhã.
Quando chegamos em Gião já havíamos percorrido 25 km, então parecia muito perto o Mosteiro de Vairão, já que era uma etapa de 27 km. Nós acompanhávamos nosso percurso por dois aplicativos, o Strava e o Fitness (aplicativo do Iphone), nesse ponto nos faltava só "2 km", o que nos animou.
Começamos a andar os últimos quilómetros, mas pareciam muito longos. Os aplicativos mostravam que já havíamos alcançado os 27 km. Achamos que estávamos errado, mas não tinha como, estávamos seguindo as flechas.
Foi aí que tivemos o segundo aprendizado: a distância das etapas é de uma cidade até a outra. Dependendo de onde saiu e onde vai passar a próxima noite, o caminho pode ficar mais longo ou mais curto. Nesse dia, nosso local de partida e nosso local de chegada estavam distantes quase 30 km.
Assim, nosso tempo de caminhada e paradas foi de 10 h, até finalmente chegarmos ao Mosteiro de Vairão.
Fomos bem recebidos por lá. Durante todo o nosso dia, nós não vimos nenhum outro peregrino. Seria isso preocupante? Será que estávamos errados? Chegando no albergue descobrimos que no dia anterior um único casal tinha passado a noite por lá, e foi exatamente o que aconteceu conosco. Fomos os únicos peregrinos no Mosteiro de Vairão no dia 28 de fevereiro de 2023.
Roteiro
Nosso roteiro foi baseado nas etapas do Gronze (não conhece o site? clica aqui, por lá encontra detalhes das etapas e albergues). Criamos um roteiro nosso, com as paradas, com as informações das etapas, e os possíveis locais para passarmos a noite.

A imagem ao lado você encontra para todas as etapas no Gronze. A Etapa Porto-Vairão você pode conferir aqui.
O terceiro aprendizado nessa etapa foi: percebemos que 25 km era nosso limite e que 20 km era o ideal por dia.
Uma opção que muitos peregrinos fazem nessa etapa é pegar o metrô em Porto e descer na saída da cidade. Nós optamos em não fazer isso, mas é uma opção para deixar a etapa mais curta.
Se você optar por pegar um metrô existem duas opções:
Linha vermelha: descer na estação Vilar do Pinheiro e ir até o Largo da Lameira para entrar no caminho.
Linha verde: descer na estação Araújo e ir até a Igreja de São Pedro de Araújo, daí entra no caminho.
Para o próximo caminho que eu fizer saindo de Porto irei pensar nessas opções para deixar a primeira etapa mais curta.
Dicas da etapa: paradas e albergues
Além das dicas que já dei ao longo do texto, vou deixar aqui uma lista de locais que você pode parar nesta etapa e também algumas opções de albergues.
Locais de parada:
Os locais de parada são muito importante, pois nessa hora você pode descansar, fazer um lanchinho, se hidratar e usar o banheiro. Muitos dos nossos locais de descanso eram em pontos de ônibus, mas também parávamos em bares/café para pegar uma Coca-Cola (foi nosso combustível hahaha), usar o banheiro e pegar carimbo. Uma boa dica de local para parar são mercados que você encontra no caminho, já que além de comer e descansar você também encontra banheiros.
Nossas paradas nessa etapa foram:
6 km - Primeira parada, Continente Bom Dia (é um supermercado, veja ele aqui no mapa), por lá tomamos um café e usarmos o banheiro.
10 km - Igreja de São Pedro de Araújo, parada rápida para hidratação e rápido descanso.
16 km - Paramos na Cervejaria Stones, por lá almoçamos e aprendemos que descansar muito tempo não foi bom para nosso corpo.
25 km - Parada em Gião, você pode fazer uma refeição ou comprar algo para levar ao Mosteiro de Vairão já que por lá tem poucas opções próximas ao albergue para um jantar.
29 km - Albergue do Mosteiro de Vairão. Por aqui você pode ir no Mini Mercado Teixeira.
Albergues da etapa:
No Gronze você encontra várias opções de locais para passar a noite. Nós só conhecemos o Mosteiro de Vairão, mas vou listar aqui os locais que nós havíamos separados como opção:
🔵 OPÇÃO: Albergue Mosteiro do Vairão
Valor: 10€ (valor pago em 28/02/23)
🔵 OPÇÃO: Albergue Casa da Laura
🔵 OPÇÃO: Casa Família Vidal
Lições aprendidas na etapa:
E para finalizar, trago aqui resumida as lições que aprendemos nessa primeira etapa do Caminho Português de Santiago:
Paradas longas esfriam o corpo e a dor aparece. Quando voltamos a caminhar ficou difícil.
As distâncias das etapas podem variar dependendo onde você vai dormir, deixando o caminho mais longo ou mais curto.
Todos temos limites físicos, e o nosso é percorrer no máximo 25 km tranquilamente.
Acompanhe as fotos e vídeos do nosso caminho no Instagram, nos vemos por lá. 👋
Buen camino.
Abraços,
Mariana Dias.
Não quer perder nenhum post, sabia como fazer
Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:
Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇
Quer ajudar a manter nosso site?
Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!
Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.
Melhor forma de comprar moedas estrangeiras
Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.
Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).
Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.
E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.
Comments