top of page

Meu caminho, Etapa 3: Barcelos a Tamel

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Atualizado: 15 de mai. de 2023

Esta foi a etapa que o corpo sofreu menos. Aqui tivemos uma revelação do caminho: ele realmente nos entrega aquilo que precisamos. Quer entender o que aconteceu na nossa etapa 3? Então leia o texto.


Barcelos a Tamel: revelações do caminho

Depois de terminar a etapa anterior em Barcelos, não sabíamos como seria essa terceira etapa. Não sabe o que aconteceu? Então, leia aqui o texto da etapa 2.


Como comentei no primeiro texto sobre nosso caminho (pode ler ele aqui), nós tínhamos feito um roteiro de viagem. Como queríamos conhecer Viana do Castelo, vimos de qual cidade seria mais fácil de ir até lá. Como o caminho passa ao lado da estação de Tamel, achamos que essa seria a melhor opção.


Se você quiser fazer esse bate e volta, você pode pegar a linha do Minho (Comboio CP) na estação e ir até Viana do Castelo.


Estava tudo certo pra fazer isso. Porém, alguns dias antes os comboios (como os portugueses chamam os trens) entraram em greve. Mesmo assim mantivemos o roteiro.


Caminhamos bem naquela manhã. Tudo dentro do planejado. Chegando em Tamel, nós descansamos na frente do Albergue São Pedro Fins bem ao lado da Capela Nossa Senhora da Portela. De lá fomos até a estação de trem, cerca de 2 km.


Chegando na estação ela estava fechada! Então fomos até a plataforma esperar pelo trem, mas nada. Ficamos quase 1h por alí na esperança de que algum trem passasse, mas não passou nenhum. A fome e vontade de usar o banheiro começaram a bater.


Fomos, então, até um café na frente da estação. Por lá descansamos, comemos e usamos o banheiro.


Já estávamos a algum tempo sentados no café, mas não poderíamos passar a noite alí. Precisávamos de uma solução, mas as únicas viáveis eram:

  • voltar até o albergue onde havíamos descansado (uma enorme subida de 2 km)

  • seguir até o próximo albergue (cerca de 7 km de caminhada)

  • tentar um táxi local

  • torcer para um trem passar

  • pedir carona

Mas quem escolheu a melhor opção para nós foi o próprio caminho!


Enquanto estávamos no café um grupo de senhores chegou e sentou ao nosso lado. Um deles viu nossas mochilas e perguntou se éramos peregrinos. Falei que sim e contei que embora estávamos fazendo o Caminho Central, nós queríamos fazer um bate e volta para conhecer Viana do Castelo (cidade que faz parte do Caminho da Costa).


Enquanto conversávamos um dos senhores nos contou que havia feito 14 caminhos 😱. Depois de muita conversa, eles nos ofereceram carona e nos levaram até Viana do Castelo! Foi uma surpresa emocionante para nós que já estávamos cansados e sem saber o que fazer.


E nesse momento tivemos o ensinamento mais importante até aqui: o caminho nos proporciona aquilo que precisamos.


Esses 2 senhores e 1 senhora foram anjos enviados por Deus em nosso caminho. Ficamos muito gratos por termos encontrado com eles. Nunca iremos esquecê-los.


Aqui entendemos que o caminho nos da aquilo que precisamos, começamos a nos entender, entender nossas limitações, entender o que precisamos.


Assim, tudo ocorreu como planejávamos, ou quase tudo!


Roteiro

Para esta etapa também nos baseamos no Gronze. A etapa completa sai de Barcelos e vai até Ponte de Lima, mas não foi dessa vez que conhecemos Ponte de Lima. Fica para um próximo caminho central.


Você pode ver este mapa da etapa no Gronze, só clicar aqui.


Esta é uma etapa longa que normalmente os peregrinos a dividem. Assim, de qualquer forma nós faríamos esta parada em Tamel.


Outras opções de parada são: Balugães ou Vitorino dos Piães. Um lugar muito famoso nesta etapa é a casa da Fernanda, você pode parar por lá também.



Dicas da etapa: paradas e albergues

Aqui estão nossas dicas de Locais de paradas e Albergues, como fizemos nos textos das Etapa 1 e 2. Ainda não leu o texto da etapa anterior? Então clica aqui e confira o texto da Etapa 1 e aqui da Etapa 2.


Locais de parada:

Esta etapa foi mais curta. Dentro do caminho essas foram as nossas paradas:

  • 7 km - Primeira parada, Café Arantes (veja ele aqui no mapa), por lá tomamos um café, comemos um pastel de nata e claro, usamos o banheiro.

  • 10 km - Albergue São Pedro Fins, parada para hidratação e descanso.

  • 12 km - Estação de trem de Tamel.

  • 12 km - Café Oliveira, o café onde conhecemos pessoas incríveis. É um ótimo local para se reabastecer, clica aqui para ver no mapa.


Albergues da etapa:

Vale lembrar que nesta etapa nós não dormimos em nenhuma cidade do caminho central. Dormimos em Viana do Castelo, cidade que faz parte do Caminho da Costa. Mas mesmo assim, deixo a opção do albergue de Tamel, passamos por ele e aparentava ser muito bom.


🔵 OPÇÃO: Albergue de Peregrinos São Pedro Fins

Local: Tamel


🔵 OPÇÃO: Rua Grande Hotel

Local: Viana do Castelo

Valor: 39€ por casal em quarto individual com banheiro (valor pago em 02/03/23)

Contato: booking


Lições aprendidas na etapa:

A lição mais importante do nosso caminho até agora foi aprendida nesta Etapa do Caminho Português de Santiago:


O caminho nos proporciona aquilo que precisamos.


Acompanhe as fotos e vídeos do nosso caminho no Instagram, nos vemos por lá. 👋


Buen camino.

Abraços,

Mariana Dias.

 

Não quer perder nenhum post, sabia como fazer

Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:

Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇

 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.


 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.


Comentários


bottom of page