top of page

Meu caminho, Etapa: Pontevedra a Caldas de Reis

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Mais uma etapa concluída, etapa mais tranquila até o momento. Sem fortes emoções, mas com muito sentimento. Pegamos apenas uma garoa leve e não precisamos de capa.


Pontevedra a Caldas de Reis: ansiedade atrapalha

Na manhã do dia 10/03/2023 nos preparamos para mais uma etapa. Desta vez o destino era Caldas de Reis e a expectativa era fazer 21 km.


Quando saímos do albergue percebemos que o dia estava seco, não tinha previsão de muita chuva. Foi o primeiro dia em que não usamos nossas capas.


Antes de partirmos passamos na Igreja da Virgem Peregrina e fomos acolhidos por uma senhora que cuidava da igreja. Na hora de partirmos ela nos deu uma lembra da Nuestra Señora del Refugio La Divina Peregrina (foto) com a seguinte mensagem:


ORAÇÃO

¡Virgen Peregrina, Reina y Señora nuestra,

amparo, refugio y guía del caminante!

Míranos con ojos de misericordia

y acógenos en tu regazo maternal,

instrúyenos en los preceptos

y valores del Evangelio,

guía los pasos de nuestro caminar por la vida

por las sendas de la justicia, el amor y la paz,

y alcánzanos la gracia de llegar

a la meta de nuestra existencia

de la mano de tu Hijo Jesucristo,

Nuestro Señor. Amén.


Guardamos nossa lembrança, recebemos o carimbo e partimos para mais uma etapa.


Logo no início da etapa você tem duas opções:

  • Continuar pelo Caminho Central

  • Pegar a Variante Espiritual


Nós já sabíamos dessa opção e já tínhamos escolhido nosso percurso. Desta vez fomos pelo Caminho Central, que não nos decepcionou.


Na primeira foto abaixo tem o mapa da Variante Espiritual, com cada uma das etapas. A foto do meio é a placa que indica a direção do caminho. E a última foto é do trecho da bifurcação.



Essa foi uma das etapas em que eu mais relaxei e vive somente o caminho. Estava em paz, zero pensamentos, zero preocupações, zero ansiedade. Só estava ali, contemplando as belas paisagens do caminho. Estava no silencio que talvez buscasse, ou que talvez precisava.


Andando mais um pouco era a hora do descanso. Nesta etapa a parada era especial, pois iríamos parar no café que possui o carimbo mais antigo do caminho. Foi muito agradável parar por lá, encontramos alguns peregrinos e logo demos continuidade a nossa caminhada.


Andamos por mais bosques, um pouco pela rodovia e entramos em uma cidadezinha. Por lá, mais uma vez, os gatos nos encontraram.


Eram eles que estavam fazendo parte do nosso caminho. Enquanto paramos em um banco para descansar dois gatos vieram em nossa direção e se sentaram perto de nós.


Mas o que isso poderia significar? Os gatos protegem de más energias e espíritos ruins. Então, acredito que eles estavam ali como uma proteção para nós.


Deixamos nossos amigos felinos e seguimos em frente, a cada passo achávamos mais e mais gatos. Era a cidade dos gatos.


Mais uma vez, próximo ao fim da etapa, comecei a sentir fortes dores na sola do pé. Diminuímos o passo e seguimos sempre em frente. A ansiedade de chegar começou a me afetar, e cada passo que dava pareciam 100.


Finalmente chegamos em Caldas de Reis. Mas dessa vez não foi a mesma coisa. Ficamos em um hostel, então não encontramos ninguém. Os peregrinos de sempre não estavam por lá. Não havia cozinha compartilhada. Senti falta de encontrar os peregrinos no final da etapa.


Feito nosso ritual de sempre, era hora de sair e conhecer a cidade. Caldas de Reis é uma pequena cidade que conta com águas termais. Vale a pena um passeio por lá. Veja algumas fotos.



A primeira foto é de uma fonte termal de Caldas de Reis, a água sai realmente quente! A segunda foto é uma escultura de um peregrino. E por fim, a Igreja da cidade.


Roteiro

A etapa por si só é tranquila com trechos mais planos. Ainda bem, pois a etapa anterior (ainda não leu? Clica aqui) tinha sido bem pesada para nós.


Como de costume, o mapa ao lado é do Gronze. Se quiser clica aqui e conferira o mapa da etapa Pontevedra a Caldas de Reis por lá.


O trecho é tranquilo, pois a maior parte da etapa é plana.


Fizemos muito bem este percurso. O Gronze estimava 21,1 km em 5h e 15 min. Nós fizemos em 5h e 19min os 23,4 km totais.


Não entendeu essa diferença de distância do percurso? Então leia esse texto, lá expliquei que este foi um dos nossos primeiros ensinamentos como peregrinos de primeira viagem.


Dicas da etapa: paradas, albergues e restaurantes

Mais uma vez chegou a hora das dicas da etapa. Por mais que cada um possa ter uma experiência diferente no mesmo local, gosto de indicar os lugares que gostamos. Espero que ao escolher seguir nossas dicas você tenha uma experiência tão boa ou até melhor que a nossa.


Locais de parada:

Como sempre as paradas foram rápidas em pontos de ônibus, onde nos hidratamos, lanchamos e nos abrigamos.


Nossas paradas nessa etapa foram:

  • 5 km - Capela de São Caetano, por aqui tem alguns bancos para um rápido descanso.

  • 9 km - Parada no Meson Don Pulpo, parada especial, por aqui você encontra o carimbo mais antigo do caminho.

  • 16 km - Fervenza do Rio Barosa (mapa), é um parque com restaurante, mas também existe locais para descanso.

  • 22 km - Chegada em Caldas de Reis.


Albergues da etapa:

Em Caldas de Reis estávamos com dificuldades de encontrar albergues abertos no período do ano que fomos (março de 2023). Com isso, um dia antes da nossa chegada na cidade nós reservamos um hostel com quarto privativo e banheiro compartilhado. O local é agradável, porém senti falta da interação com outros peregrinos. No próximo caminho pretendemos ficar somente nos albergues.


🔵 OPÇÃO: Pensão as Burgas

Valor: 45€ por casal (valor pago em 10/03/2023 com café da manhã)

Contato: informações


🔵 OPÇÃO: Albergue Celenis

Contato: informações


Onde comer em Caldas de Reis:

A escolha desse restaurante foi a mais fácil de todas. Perto da cidade um carro parou próximo a nós e nos indicou o restaurante, o homem no carro falou que por lá tinha o menu peregrino e era bem servido. Realmente foi uma boa opção com comida muito boa e farta.


🟠 OPÇÃO: O Encontro Gastrobar

Contato: Cardápio


Acompanhe as fotos e vídeos do nosso caminho no Instagram, nos vemos por lá. 👋


Buen camino.

Abraços,

Mariana Dias.

 

Não quer perder nenhum post, sabia como fazer

Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:

Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇

 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.


 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page