top of page

Meu caminho, Etapa: Redondela a Pontevedra

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

São Tiago estava conosco. Essa frase resume essa etapa. Teve chuva forte, teve subida pesada. Uma das etapas mais bonitas, mas também uma das mais difíceis que enfrentamos. Nesse texto te conto como foi a nossa etapa de Redondela a Pontevedra.


Redondela a Pontevedra: bosques encantados

Dia 09/03/2023 saímos de Redondela rumo a Pontevedra. Ainda não chovia naquela manhã, mas a previsão era de 46 mm até 12h00. O jeito foi sairmos já preparados com capa na mochila e caça impermeável, nossas super capas de chuva laranjas só colocamos quando a chuva apertou.


No primeiro trecho com mais natureza a chuva já começou a piorar, e o vento forte começou a nos assustar. Precisávamos nos abrigar, mas não tinha onde. De longe avistamos uma subida e no fim dela uma estrada.


Andamos um pouco mais rápido tentando alcançar a estrada o mais breve possível. Deu certo, no que chegamos ao topo, vimos um ponto de ônibus, corremos para lá na hora certa: um dilúvio veio na sequência. Era muita chuva, muito vento. São Tiago nos protegeu, nos dando aquele ponto para nos abrigarmos.


Pouco tempo depois o temporal passou, ficando apenas uma chuva leve com vento mais forte. Era hora de seguir em frente.


Paramos em um café para nos reabastecer e tentar nos secar um pouco. A parada no café foi o tempo do clima mudar. No que saímos parecia outro dia, nada de chuva.


Esta etapa passa por uma linda cidadezinha, Ponte Sampaio. Ela é um charme à parte com sua ponte medieval. Veja a cidade na última foto.


Seguindo em frente, entramos em lindos bosques. Eles pareciam de filmes. Me senti nos filmes da Disney, em um bosque encantado. Essa paisagem nos ajudou muito nesta etapa, pois o tamanho da beleza era compatível com a dificuldade das subidas. Algumas fotos desse percurso você pode ver a seguir.



Após as difíceis subidas com chão de pedras, encontramos a Capela de Santa Marta, onde descansamos e nos preparamos para os últimos quilómetros.


Mas estávamos muito cansados e pela primeira vez senti dor em meus pés. Foi muito difícil terminar essa etapa, sentia muita dor.


Conseguimos, chegamos em Pontevedra. A acolhida no albergue me fez esquecer toda a dor que estava sentindo. Fizemos nosso ritual de sempre e saímos para conhecer a cidade.


Pontevedra me surpreendeu, sabia que se tratava de uma cidade grande no caminho. É uma cidade gostosa de se passerar e a Igreja da Virgem Peregrina é passagem obrigatória para os peregrinos. Esta igreja possui um formato arrendodado, mas vista de cima ela nos revela seu verdadeiro formato: uma vieira.


Veja algumas fotos da cidade e da Igreja da Virgem Peregrina.



Na primeira foto vemos uma parte do centro da cidade e ao fundo a Igreja da Virgem Peregrina. Na segunda foto a praça de touros. E por fim a emblemática Igreja da Virgem Peregrina.


Roteiro

Esta foi a etapa mais dura do caminho, pelo menos para nós, pois tinham duas grandes subidas . Mas depois de uma etapa mais curta, estávamos descansados para encarar por inteiro esta etapa. Não leu sobre a etapa anteiro? Clica aqui.


O mapa ao lado você encontra no Gronze. Já aqui você pode conferir o mapa da etapa Redondela a Pontevedra, exatamente como o da foto ao lado.


O trecho conta com 2 subidas mais fortes, então esteja preparado e faça algumas pausas antes de iniciar cada uma delas.


As duas subidas são em bosques, assim se precisar de algo precisará parar ou antes ou depois. Já que no meio não encontrará serviços.


Dicas da etapa: paradas, albergues e restaurantes

Por aqui deixarei algumas dicas de albergue. Também deixei como opção o restaurante que jantamos, pois estava tudo muito bom, excelente atendimento e comida boa e farta. Como nas outras etapas (leia aqui o texto da etapa anterior), deixo os locais em que fizemos as paradas de descanso no caminho.


Locais de parada:

Nessa etapa pegamos um pouco mais de chuva, assim não tivemos tantas paradas. A maioria das paradas foram rápidas em pontos de ônibus, onde nos hidratamos, lanchamos e nos abrigamos.


Nossas paradas nessa etapa foram:

  • 6 km - Fonte das Sete Fontes, por aqui tem alguns bancos para um rápido descanso.

  • 8 km - Parada no Café Acuña Arcade, lugar muito agradável.

  • 13 km - Descanso de Peregrinos (mapa), é um local com bancos e mesas onde se pode descansar e fazer um lanche.

  • 18 km - Chegada em Pontevedra.


Albergues da etapa:

Mais uma vez utilizamos o site Albergues del Camino de Santiago, para escolhermos nosso albergue. Existem muitas opções em Pontevedra, pois se trata de uma cidade grande na região.


🔵 OPÇÃO: Albergue Dpaso

Valor: 17€ por pessoa (valor pago em 09/03/2023)

Contato: informações


🔵 OPÇÃO: Albergue Virxe Peregrina

Contato: informações


🔵 OPÇÃO: GBC Hotel

Contato: informações


Onde comer em Pontevedra:

Por esta etapa terminar em uma cidade grande e turística, além de existir várias opções de restaurantes, os preços podem acabar sendo um pouco mais elevado. Por isso, confira aqui a nossa indicação de restaurante.


🟠 OPÇÃO: PONTEGRILL

Contato: Cardápio


Acompanhe as fotos e vídeos do nosso caminho no Instagram, nos vemos por lá. 👋


Buen camino.

Abraços,

Mariana Dias.

 

Não quer perder nenhum post, sabia como fazer

Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:

Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇


 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.



 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page