top of page

Meu Caminho de Santiago de Compostela: Ida

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Atualizado: 16 de abr. de 2023

Neste post vou te apresentar como foram os preparativos para realizar o meu Caminho Português de Santiago, para então semana após semana publicar o texto de cada uma das etapas. Neste texto darei meu ponto de vista desse percurso. Durante meu caminho (que fiz junto com meu marido) tive momentos bons e também difíceis, mas pude contar com muitas pessoas boas que encontramos pelo caminho. Mais uma vez a frase que tanto gosto fez sentido: Não existem coincidências! Na minha opinião nada ocorre por acaso, sempre é algum sinal.


Preparação para o Caminho de Santiago de Compostela

Para falar sobre a preparação para fazer o caminho eu vou dividir em três grandes partes que acho importante: física, mental e roteiro.


Preparação física

Não tivemos nenhuma grande preparação física para fazer nosso caminho. Fazíamos caminhadas quando era possível, devido aos nossos horários e a nossa querida Chuvitiba. Aqui em Curitiba tem anos que o sol aparece menos que em Londres (já virou até notícia algum tempo atrás, clica aqui para conferir).


Nossas caminhadas eram cerca de 4 km em uma avenida da cidade, e esse virou nosso trajeto mais percorrido. Quando dava íamos até o parque mais querido por aqui, o Parque Barigui. Lá andávamos um pouco mais, cerca de 9 km de treino. Além das caminhadas eu fazia meus exercícios diários.


Esse foi todo o nosso treinamento físico! Não fomos fazer trilhas, não fizemos grandes percursos, mas andamos muito com nossas botas. Toda a vez que saímos para caminhar era com ela que íamos. Até mesmo nos momentos mais do dia a dia como ir ao mercado ou ir na panificadora, tudo era com nossas botas. E foi assim que as botas foram ficando no formato de nossos pés.


Fisicamente sabíamos que seria difícil, mas possível de encarar. Caminhar nos fazia bem, então seria repetir o que fazíamos por aqui e seguir em frente.


Preparação mental e espiritual

Minha preparação mental e espiritual foi na base dos livros sobre o caminho que eu escolhi ler antes de ir, inclusive eu fiz um post sobre 5 livros do Caminho de Santiago de Compostela que fizeram sentido para mim, se ainda não leu clica aqui para conferir.


Dos livros que eu li o que mais fez sentido espiritual para o meu preparo foi o livro "Se eu Quiser Falar com Deus" de Dimas Mietto, fiz um resumo que você pode conferir aqui. Em cada página do livro o que estava ali fazia mais e mais sentido, me dava mais e mais vontade de sentir e viver tudo aquilo. E muitas dessas coisas eu senti e vivi. Uma das frases do autor que me acompanhou no caminho foi “Pede e o Pai te ouvirá.”, aos poucos vocês vão entender o porquê, então continuem acompanhando os posts.


Preparação do Roteiro

Mesmo lendo em blogs e vendo em vídeos que não era necessário fazer um roteiro para realizar o caminho, nós não nos sentíamos seguros sem ter um roteiro. Sempre que viajamos preparamos roteiros nos mínimos detalhes, para aproveitar tudo e não perder nada. E foi exatamente o que fizemos.


Iniciamos nosso caminho primeiramente virtual, passeamos por cada cidade, cada pedaço do caminho que o carro do Google (Google Street View) tinha passado hahaha, até chegarmos pela primeira vez em Santiago de Compostela. Por mais que fosse virtual, dava para sentir que aquilo iria acontecer, que nós iríamos estar lá presencialmente, sentido toda a emoção de ver pela primeira vez ao vivo a Catedral de Santiago de Compostela.


Então, depois desse passeio virtual, começamos a preparar o roteiro de cada um dos dias, nele colocamos tudo: pontos de parada, onde tinha algum café para ir, onde pegar os carimbos, o que não podíamos deixar de ver no caminho. Utilizamos muito os sites gronze e albergue del camino de Santiago. Eles realmente nos ajudaram a criar nosso roteiro. Também, fizemos uma lista com todos os albergues que gostamos, pois nós não havíamos feito reservas para os dias do caminho.


Assim, com nosso roteiro pronto nos sentíamos preparados para o caminho, pelos menos no que diz ao roteiro e não se perder.


A viagem para o caminho

Nosso planejamento oficial para fazer o Caminho Português de Santiago começou em 25 de abril de 2022 e exatamente 6 meses depois, no dia 25 de outubro, nosso caminho se tornou realidade, compramos nossa passagem para realizar o Caminho.


As passagens estavam caras, então foram muitos meses de procura até achar um valor acessível, usamos muitas plataformas de busca de passagens: google flights, decolar, 123 milhas, skyscanner e por ai vai. Criamos diversos alertas de passagem e finalmente deu certo.


Embarcamos dia 24/02/23 e voltamos somente dia 31/03/23. Sim, tivemos todo esse tempo na estrada! Mas o que vocês fizeram todo esse tempo? Conhecemos lugares incríveis, fizemos um pequeno mochilão, pois a mochila foi a nosso única bagagem.


Assim, no dia 24 de fevereiro de 2023 embarcamos para Lisboa, Portugal. Foi uma viagem cansativa, saímos 3h da manhã de Curitiba e chegamos lá apenas as 8h do dia seguinte.


Chegando em Lisboa pegamos um ônibus e fomos até Fátima, pois queríamos pedir uma benção à Nossa Senhora de Fátima, para que ela nos protegesse e nos guiasse em nosso caminho. Foi a nossa segunda visita à cidade.


Na foto ao lado é possível ver o Santuário de Fátima em Fátima, Portugal. É um lugar lindo que transmite uma paz enorme, vale muito a pena conhecer.


Para nossa alegria, neste mesmo dia ocorreu uma procissão com velas, foi um momento muito espiritual antes de iniciarmos nosso caminho.


Durante a pandemia começamos a acompanhar virtualmente a missa de domingo do Santuário. Pegamos muito carinho por esta celebração e por isso passamos a noite de sábado para domingo em Fátima.


No domingo, assistimos a missa e fomos para estação pegar nosso ônibus para Porto. Almoçamos um sanduíche que compramos no mercado e fomos para a cidade de partida do nosso caminho. Chegamos então em Porto no fim da tarde e já nesse dia fomos comer a famosa francesinha do Porto. Não deixe de provar esse prato, no nosso Instagram você pode conferir uma postagem sobre esse prato, só clicar aqui.


Nosso segundo dia em Porto foi o dia das últimas compras. Fomos até a Decathlon e por lá compramos calças impermeáveis (que foram extremamente úteis), toucas (logo cedo estava muito frio), gel de hidratação (recomendo que tenha, não precisa de muito), e o mais importante: bastões de caminhada e as suas ponteiras. Aqui valem duas dicas:

  1. Compre os bastões de caminhada por lá, além de ser bem mais barato, o par era o preço de um por aqui; você também não precisará se preocupar em despachar o bastão na ida.

  2. Compre as ponteiras para o bastão. Elas realmente fazem diferença, além de não ficar aquele barulho chato do metal batendo no asfalto e nas calçadas, elas também dão mais segurança na hora de apoiar o bastão.



Nesse dia aproveitamos para passear um pouco pela cidade. Porto é uma cidade muito bonita, vale muito a pena passar uns dias nela para conhecer. Como nós já conhecíamos, esse tempo de descanso foi suficiente.


Também aproveitamos para ir até a Sé do Porto (em Portugal as Catedrais são chamadas de Sé). Nela tiramos algumas dúvidas e pegamos nosso primeiro carimbo.


Também fomos no Posto de Turismo de Porto, por lá ganhamos um mapa do caminho e também recebemos um carimbo em nossa credencial. Vale a pena dar uma passadinha por lá! Fica quase ao lado da Sé e o pessoal é bem atencioso, clica aqui e veja Porto Tourism Office no mapa.


E assim terminou nossos dias de "descanso" antes de iniciarmos o caminho.


No dia 28 de fevereiro saímos então para o nosso primeiro dia do Caminho Português de Santiago, mas essa é uma história para o próximo post.


Então nos vemos no próximo post sobre o Diário do Meu Caminho.


Buen camino.

Abraços,

Mariana Dias.

 

Não quer perder nenhum post, sabia como fazer

Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:

Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇


Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.



Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page