Etapa com uma super descida, momentos marcantes e experiências inusitadas. Aconteceu muita coisa nessa etapa do caminho. Venha conferir tudo que aconteceu.
O Porriño a Redondela: das belezas da natureza a natureza humana
Depois de uma etapa sem grandes emoções como a anterior (confira aqui o texto), essa etapa não podia também passar em branco 😅.
Dia 08/03/2023 foi mais um dia que amanheceu com chuva forte. Esperamos um pouco, vestimos nossas roupas impermeáveis e decidimos sair. A chuva forte vinha e voltava, mas foi a garoa que nos acompanhou durante toda a etapa.
Alguns quilómetros de chuva à frente estávamos na entrada de um bosque, quando o caminho nos deu um lindo presente: um cervo atravessou a rua alguns metros à nossa frente! Na fé ele simboliza as qualidades de Jesus na bíblia. E na espiritualidade o cervo nos traz confiança, gentileza e aceitação para vivenciar nossas vidas. Aquele cervo foi um presente do caminho!

Andamos mais um pouco, e chegou a hora da subida. Depois de vencermos esse trecho avistamos um ponto de ônibus e fomos descansar um pouco. Enquanto estávamos parados lá um senhor passou de carro e nos entregou uma lembrança do caminho que dizia:
“El camino es bueno, el calzado lo resiste, la voluntad también, lo más jodio y sin pecar gravemente, son los “baches” de la indiferencia que existe en los corazones de nuestros semejantes.” (M. Xio)
“A estrada é boa, o calçado resiste, a vontade também, os mais ferrados e sem pecar gravemente, são os "buracos" da indiferença que existe no coração dos nossos semelhantes.”
Seguimos em frente, já tinha passado o horário que costumávamos parar para um descanso maior em algum café no caminho, mas não tínhamos achado nenhuma opção aberta. Chegamos em uma cidadezinha com algumas opções de cafés (procuramos no Google), achamos um não muito fora do caminho e fomos até lá.
Mas não foi nada agradável. Entramos e fizemos o de sempre: pedimos uma coca-cola e usamos o banheiro. Mas não estava me sentindo à vontade ali, parecia que não estavam acostumados com peregrinos e a toda a hora nos olhavam e faziam comentários. Terminamos de tomar nossa coca-cola e fomos embora.
Por pior que tenha sido a parada ela era essencial, pois ainda faltava o descidão nervoso da etapa. A primeira descida era no chão de terra, no nosso caso, de barro. E na segunda um asfalto escorregadio. Foram essenciais os bastões de caminhada nessa etapa. Nas fotos você consegue ter uma ideia dessas descidas.

Depois de toda a descida era hora de descansar. Paramos em um ponto de ônibus e por lá encontramos a seguinte frase:
"No mundo dos caminhos, a beleza é contínua e sempre em transformação (...)"
Andamos mais um pouco e chegamos com chuva em Redondela. Fomos ao albergue, deixamos as coisas, tomamos banho, descansamos e saímos para conhecer a cidade e comer algo. Essa virou nossa rotina diária.
Vale a pena uma visita para conhecer a cidade de Redondela, veja algumas fotos.
Não deixe de conhecer as cidades que irá passar a noite, todas elas possuem lugares lindos. Valeu a pena conhecer cada uma delas.
Roteiro
Como havia comentado no texto anterior. Ainda não leu? Clica aqui. Nós dividimos esta etapa em 2, assim fizemos de Valença do Minho a O Porriño e de O Porriño a Redondela. Foi uma boa escolha, pois a subida e descida do dia foram desgastantes, mesmo a etapa sendo dividida.

O mapa ao lado você encontra no Gronze. Nessa imagem tem o mapa de Tui-Redondela que você pode conferir aqui.
Dica: divida essa etapa. Vai valer a pena. Seu corpo vai agradecer.
Dicas da etapa: paradas, albergues e restaurantes
No último texto (leia aqui) também começamos a colocar as dicas dos locais onde comemos nas cidades de descanso. Existem diversas opções, aqui é só uma dica para ajudar na sua escolha. Assim, como os locais de paradas e albergues, queremos ajudar você a montar seu roteiro com boas opções.
Locais de parada:
Nessa etapa tivemos poucas paradas, já que ela era mais curta. A maioria das paradas foram rápidas em pontos de ônibus, onde nos hidratamos e lanchamos.
Nossas paradas nessa etapa foram:
6 km - Concello de Mos, por aqui tem a igreja de Mos e algumas opções de cafés.
9 km - Capela Santiaguiño, praça também com opções de cafés.
15 km - Chegada em Redondela.
Nestas paradas não irei indicar nenhum café, pois o de Mos que iríamos ainda estava fechado (em março abre a partir das 11h). E o café que paramos não indico.
Albergues da etapa:
Para as etapas na Galícia, além do Gronze, nós utilizamos o site Albergues del Camino de Santiago. Assim como para etapa anterior (clica aqui para conferir como foi) a escolha do albergue também foi pela indicação do site Albergues del Camino de Santiago. Gostamos do lugar, além de ser bem perto de restaurantes e de fácil acesso ao centro da cidade.
🔵 OPÇÃO: Albergue Santiago de Vilavella
Valor: 15€ por pessoa (valor pago em 08/03/2023 - somente em dinheiro)
Contato: informações
🔵 OPÇÃO: Albergue A Conserveira
Contato: informações
🔵 OPÇÃO: Albergue Peregrinos de la Xunta de Galicia Casa da Torre
Contato: informações
Onde comer em Redondela:
Sempre fazíamos compras no mercado, por lá pegávamos água e lanches (sanduíches, bolachas, queijos, frutas e chocolate). Neste dia experimentamos o primeiro chocolate quente na Espanha. Na hora da janta optávamos por comer algo quente em algum restaurante próximo.
🟠 OPÇÃO: Cafés e tapas SAMOA
🟠 OPÇÃO: Don Vinarius
Acompanhe as fotos e vídeos do nosso caminho no Instagram, nos vemos por lá. 👋
Buen camino.
Abraços,
Mariana Dias.
Não quer perder nenhum post, sabia como fazer
Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:
Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇
Quer ajudar a manter nosso site?
Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!
Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.
Melhor forma de comprar moedas estrangeiras
Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.
Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).
Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.
E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.
Comments