top of page

Meu caminho, Etapa: Padrón a Santiago de Compostela

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

E chegou o grande dia. Era nossa última etapa. Estava chegando ao fim esse ciclo. Mas também um novo ciclo estava começando. A caminhada seguiu tranquila e a emoção tomou conta. Enfim, Santiago de Compostela. Nesse último texto sobre as etapas eu conto como foi o último dia de peregrinação.


Caldas de Reis a Padrón: emoção e realização

Na manhã do dia 12/03/2023 levantamos leves, ainda estava escuro quando começamos a organizar nossas coisas e fomos até a cozinha do albergue tomar nosso café da manhã de costume. Enquanto estávamos ali, um por um dos peregrinos ia chegando e se acomodando para também tomar seu café da manhã.


Fomos um dos primeiros a sair, o dia estava começando a amanhecer e estava seco, sem previsão nenhuma de chuva. Dessa vez fomos sem nenhuma capa. Foi o primeiro dia na Galícia que os bordados das nossas mochilas estavam à mostra.


Logo na saída de Padrón encontramos dois peregrinos tirando fotos no marco, faltavam apenas 25,72 km. Paramos para tirar fotos por lá, agora estava perto.


A caminhada foi muito tranquila, mas com muita emoção. Passando alguns quilómetros chegamos na Igreja Nossa Senhora da Escravitude.


Chegando na Igreja ela estava fechada, paramos um pouco para admirá-la e nos hidratar. Enquanto estávamos alí um senhor se ofereceu para abrir a Igreja e contar um pouco mais sobre ela.


Conta a história que a muito tempo atrás um senhor cadeirante estava a caminho do hospital de Santiago de Compostela com sua esposa.


Pararam em uma fonte para descansar um pouco e beber de sua água.


Cansado de sua condição ele pediu a Nossa Senhora que intervisse por ele e livrasse ele daquela “escravitude”.


Ele bebeu da água da fonte e seguiu viagem. Alguns dias depois ele se curou. E nesse mesmo local foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Escravitude.


Seguimos viagem após essa linda história que nos foi contada. Logo percebemos que já faltava menos de 20 km.


Alguns quilómetros a frente aconteceu algo muito curioso. Quem nos seguiu no Instagram durante nosso caminho deve se lembrar dessa história. Na última noite (noite em Padrón), eu sonhei que passamos por uma casa cheia de beagles (essa raça de cachorro aqui) e não é que nesse dia eu realmente encontrei essa casa e os beagles! Foi como se eu estivesse vivendo um Déjà vu.


Nosso dia de caminho estava muito agradável, não estava nem frio nem quente. A temperatura estava ideal para nossa caminhada. Nesse percurso aproveitamos ao máximo nossos últimos momentos de caminhada. Aproveitamos ao máximo a companhia um do outro e conversamos bastante.


Nesse dia, nosso planejamento era fazer uma parada mais longa na hora do almoço. Iríamos ficar um pouco mais em Milladoiro, almoçar no centro comercial, pegar algumas coisas para nossa janta e descansar um pouco. Mas o caminho não te dá roteiro, te dá momentos.


Chegando no nosso local de parada em Milladoiro, percebemos que tudo estava fechado. Nem o shopping nem o mercado estavam abertos. Descobrimos que muitas coisas não abrem no domingo na Espanha.


O jeito foi mudar os planos. Na frente do shopping havia nosso amigo do caminho: um ponto de ônibus. Paramos alí e comemos o que ainda tínhamos, era somente 1 barra de chocolate, mas era o suficiente. Comemos e seguimos viagem... Santiago nos esperava!


Entramos em um bosque e vimos pela primeira vez a Catedral de Santiago. Lá no fundo, no topo do próximo morro, era ela! Então nos animamos, já estávamos quase lá, já conseguíamos vê-la.


Andando mais um pouco faltavam apenas 4km. Esse era o percurso que fazíamos como treino. Os 4km da caminhada diária. Agora sim, estávamos quase lá.


Faltando um pouco mais de 2km encontramos uma bifurcação, escolhemos uma das direções e seguimos viagem. Já não importava qual caminho íamos seguir, já estávamos quase lá. O caminho foi tranquilo. Mas a última subida da cidade junto com a ansiedade da chegada nos fez demorar mais do que queríamos.


Sabíamos que até chegar no centro histórico de Santiago de Compostela nós pegaríamos uma subida constante. Não parecia nada difícil, perto das que pegamos pelo caminho. Mas o cansaço acumulado e a ansiedade da chegada deixou ela um pouco mais puxada.



Chegamos ao centro histórico! E que recepção!


Ao atravessarmos a rua, um grupo veio ao nosso encontro e perguntou de onde éramos, quando falamos que éramos do Brasil eles fizeram a maior festa. Nos desejaram felicitações e seguimos até a Catedral.


Já avistávamos ela no fim da rua (veja na foto). A emoção foi tomando conta e as lágrimas caindo.


Conseguimos! Chegamos em Santiago de Compostela! Encontramos Santiago!




Ficamos alí admirando a majestosa catedral por horas. Vendo nossos companheiros de caminho e outros peregrinos que chegavam de outros caminhos. Vimos um por um chegando. Que momento!


Naquele momento o corpo não doia mais. O cansaço dos vários dias de caminhada o corpo já não sentia. Parecia que tudo tinha passado. Estávamos renovados.


Estar sentada ali, admirando a catedral era uma paz enorme. Era um momento de extremo relaxamento. Era uma paz interior enorme, tanto nos pensamento quanto no coração.


Por volta das 17h nos dirigimos até o hostel que era perto. Tomamos um banho e fomos para a Catedral.


O fim da jornada não poderia ser melhor: terminamos o caminho com a missa dos peregrinos.


E que surpresa tivemos na missa! O evangelho falava da água viva, falava de água, o que mais tivemos em nosso caminho! Se quiser leia aqui o Evangelho do dia 12/03/2023.


Assim se encerra nosso caminho.


Mas somente esse ciclo.


Porque o caminho ficou em nós.


E nós ficamos no caminho.



Essas são algumas das fotos da nossa chegada em Santiago de Compostela.


Roteiro

Depois da etapa do dilúvio, não sabe como foi a etapa Caldas de Reis a Padrão clica aqui, essa foi seca. Nenhuma gota de água. Chegamos secos em Santiago.


Este mapa ao lado é do Gronze. Você pode conferir este mapa da etapa direto no site clica aqui.


O trecho não é muito díficil, mas possui algumas subidas e descidas. A maior subida do dia é a da chegada em Milladoiro, mas a mais esperada é a da chegada em Santiago de Compostela.


Nesta etapa aproveitamos ao máximo nossos últimos quilómetros pelo caminho. Paramos mais vezes para observar e refletir sobre o que estávamos vivendo.



Dicas da etapa: paradas, albergues e restaurantes

Esse dia foi mais que especial, estávamos tão animados que até esquecemos de comer hahaha. Mas mesmo assim tem dica de local para dormir e comer. Também coloquei o roteiro de paradas, mesmo todos os lugares que iríamos estarem fechados.


Locais de parada:

Na última etapa fizemos o mesmo que de costume: usamos muito os pontos de ônibus, onde nos hidratamos e lanchamos. Infelizmente não sabíamos que aos domingos praticamente tudo ficava fechado nas cidades, assim não paramos em nenhum lugar nessa etapa.


Nossas paradas nessa etapa foram:

  • 6 km - Igreja de Nossa Senhora da Escravidão

  • 10 km - A Casiña do Faramello, estava fechado na época que fomos, só paramos do lado de fora.

  • 18 km - Centro Comercial Novo Milladoiro, local bom para descansar e comer. Porém não abre no domingo, tivemos que descansar no ponto de ônibus em frente.

  • 24 km - Praza do Obradoiro.

  • 24 km - Fim do Caminho!


Albergues da etapa:

Diferente das demais etapas, nessa só deixarei de opção o lugar que ficamos. Como ficaríamos alguns dias em Santiago de Compostela, buscamos opções de quartos com banheiro privativo, não pesquisando os albergues da cidade. O local é bem próximo a Catedral de Santiago e de fácil acesso. Se você busca ficar mais dias ou até mesmo ter um descanso mais confortável eu indicaria essa opção.


🔵 OPÇÃO: Pombal Rooms Santiago

Valor: 40 euros por casal em quarto individual com banheiro.

Contato: informações


Onde comer em Santiago de Compostela:

Bom, como já tinha comentado, no domingo praticamente tudo está fechado, então foi difícil achar algo para comer. Ficamos muito tempo na frente da Catedral depois que chegamos, fomos somente depois das 17h para o hostel. No que chegamos descansamos, tomamos banho e fomos para a missa dos peregrinos. Somente após a missa que fomos procurar algo para comer. Deixarei aqui a opção de local que fomos e comemos sanduíche. Mas os textos sobre a viagem irão continuar e no próximo texto sobre a cidade de Santiago de Compostela você vai encontrar diversas opções de restaurantes, pois vou contar como foram os dias pós-caminho como turista em Santiago.


🟠 OPÇÃO: Cuto Salamanca Santiago


Acompanhe as fotos e vídeos do nosso caminho no Instagram, nos vemos por lá. 👋


Buen camino.

Abraços,

Mariana Dias.


 

Não quer perder nenhum post, sabia como fazer

Se você gosta do nosso conteúdo e não quer perder nenhum post você pode nos seguir nas nossas redes sociais:

Além disso, você também pode se cadrastra no nosso site, é so clicar 👇


 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.



 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page