top of page

Portugal é o país dos aquedutos

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Atualizado: 25 de out. de 2022

Aquedutos são galerias que podem ser subterrâneas ou à superfície e tem a finalidade de conduzir a água. Os aquedutos são normalmente do tipo superfície, edificados sobre arcadas (sequência de arcos, formado por colunas). Os aquedutos são construções em sua grande maioria romanas, que tinham o objetivo o escoamento da água. O maior aqueduto que se tem conhecimento é o Aqueduto de Aqua Marcia que possuía 91 km de extensão.


Neste texto iremos falar sobre a engenharia dos aquedutos, sua história e sobre os Aquedutos de Portugal. Os Aquedutos que iremos falar ficam nas cidades de Tomar, Óbidos, Coimbra e Lisboa.


Todos os Aquedutos são um charme a parte, além de uma invenção extraordinária da civilização são um grande feito da engenharia da época.


Grande feito da engenharia: Aquedutos

Os Aquedutos são um grande feito da antiguidade, uma obra incrível da engenharia. Muitas civilizações antigas construíram seus próprios Aquedutos, mas foi a civilização romana que mais desenvolveu a incrível construção dos Aquedutos.


A civilização romana construiu diversos Aquedutos que forneciam água para as cidades e vilas e eram utilizadas para os banhos públicos, latrinas e para as residências dos nobres. Além disso, essa água também abastecia a agricultura e a jardinagem.


Para que a água fluísse os Aquedutos possuem uma ligeira inclinação e eram construídos em locais mais elevados, assim a água se movia pela gravidade. Para que a água não tivesse detritos, vários Aquedutos contavam com tanques de sedimentação. Além disso, os Aquedutos possuíam comportas que regulavam o envio da água.


Os arcos da estrutura dos Aquedutos serviam para aguentar o peso, normalmente eram feitos de tijolos e revestidos por cimento e eram chamados de canalis. Os chamados castellum, eram os reservatórios onde a água era armazenada próximas as cidades. Essa água então era enviada por tubos de chumbo ou bronze até a residência dos nobres, banhos públicos e latrinas.


O tamanho dos Aquedutos variavam muito e podiam ir de 8 a 91 km de extensão, muitas vezes eram elevados em mais de 60 metros. O maior Aqueduto que se tem conhecimento é o Aqueduto de Aqua Marcia que possuía 91 km de extensão, esse Aqueduto tinha a função de levar água até Roma.


Aquedutos de Portugal

Portugal pode ser considerado o país dos aquedutos, pois ainda possui vários em pé. Você pode observa-los em grandes cidades como Lisboa e Coimbra.


É possível até encontrar uma lista com os 18 Aquedutos mais bonitos de Portugal, para ver a listagem completa clica aqui.


Os 4 dos Aquedutos de Portugal que iremos falar neste texto estão na lista dos mais bonitos. Os Aquedutos de Portugal que conhecemos e iremos te mostrar neste texto são: Aqueduto do Convento de Cristo; Aqueduto de Óbidos; Aqueduto de São Sebastião; Aqueduto das Águas livres.


Aqueduto do Convento de Cristo - Troço Pegões Altos

Sabe quando dizem que tudo na vida está interligado? É exatamente isso que vemos com o Convento de Cristo, nas últimas postagens do blog nós falamos sobre Mosteiros e Castelos, e quem apareceu nos dois? O Convento de Cristo! E aqui não é diferente, pois o Aqueduto do Convento de Cristo é um dos Aquedutos que iremos falar aqui e que você não pode deixar de conhecer.


Além de ser um aqueduto que conheci em uma de minhas viagens para Portugal, ele também está na lista dos 18 Aquedutos mais bonitos de Portugal, concordo totalmente, pois ele realmente é muito bonito, como você pode ver na foto.


Aqueduto do Convento de Cristo

Um pouca da história do Aqueduto do Convento de Cristo

  • Este belíssimo aqueduto tem 6 km de extensão e é abastecido por 4 nascentes diferentes

  • As nascentes são: Nascente do Cano ou do Pote, Nascente da Pipa, Nascente do Cú-Alagado, e Nascente da Porta de Ferro ou dos Frades

  • Foi construído entre 1593 e 1619 no reinado de Felipe I de Portugal

  • É um Monumento Nacional desde 1910

  • O Aqueduto funcionou por mais de 330 anos, deixando de ser utilizado no início do século XX

  • Depois de seu abandono o Aqueduto sobre tanto com o tempo quanto com furtos e vandalismo

  • Hoje existe um Grupo dos Amigos do Aqueduto do Convento de Cristo que promove ações de conscientização, limpeza e recuperação do local

Além de muito bonito, você também consegue visitar ele, passeando por cima, assim como na foto rsrsrs.


Ver essa magnífica construção é inexplicável, e sei que nunca irá sair da minha memória essa visita, pois além de conhecer essa maravilhosa construção da antiguidade eu cheguei a este Aqueduto dirigindo, foi a primeira vez que dirigi em Portugal, e que bom que foi para um lugar tão marcante quanto este.


Aqueduto de Óbidos

E mais uma vez a cidade de Óbidos aparece aqui no blog, para ver mais dessa cidade leia o post sobre os Castelos. Em Óbidos também está localizado um dos 18 Aquedutos mais bonitos de Portugal. Este Aqueduto é conhecido como Aqueduto da Usseira, pois ele se inicia na cidade de Usseira em Portugal.


O Aqueduto de Óbidos foi construído em 1573 por ordem da Rainha D. Catarina de Áustria, possui 6 km de comprimento, porém 3 desses não podem ser vistos, pois são subterrâneos. O Aqueduto passou por algumas reformas em 1611 e 1622.


Você pode conhecer esse Aqueduto visitando sua extensão caminhando. A seguir uma foto desse lindo Aqueduto.


Aqueduto de Óbidos

Aqueduto de São Sebastião

O Aqueduto de São Sebastião é o Aqueduto de Coimbra, ele também é conhecido como Aqueduto do Jardim, pois está na entrada do Jardim Botânico da cidade, e pode ser vistos em ruas movimentadas onde você passa por debaixo dele.


Sua construção é belíssima, não é à toa que também está na lista dos 18 Aquedutos mais bonitos de Portugal, você pode ver sua beleza na foto.


  • Foi finalizado no final do século XVI;

  • Construído no reinado de Sebastião de Portugal;

  • Este Aqueduto foi construído a partir de um antigo Aqueduto romano;

  • Possui 1 km de extensão;

  • Sua construção é atribuída ao engenheiro italiano Felipe Terzi;

  • Seu primeiro arco se distingue dos demais e é chamado de Arco de Honra, acima dele é possível observar o escudo de Portugal.


Aqueduto das Águas Livres

O Aqueduto que encontramos em Lisboa é o Aqueduto das Águas Livres, leva este nome pois sua origem situa-se na nascente das Águas Livres em Sintra. Foi construído no século XVIII e passou por melhorias no século XIX.


A seguir uma foto desse belíssimo Aqueduto que também está na lista dos 18 Aquedutos mais bonitos de Portugal. Não deixe de ver nosso vídeo Reels do Aqueduto no nosso Instagram aqui.


Aqueduto das Águas Livres
  • Lisboa sempre sofreu com falta de água, mesmo tendo o rio Tejo

  • A água do rio Tejo é imprópria para consumo, pois apresenta níveis de salinidade devido a contaminação com a água do mar

  • Como o crescimento da cidade a única forma de acabar com a escassez de água era a construção de um Aqueduto

  • O Aqueduto foi construído aproveitando o Aqueduto romana que existia na região

  • O Aqueduto foi finalizado em 1748 e contava com 12 arcos

  • Mante-se em funcionamento até 1967, nesta época já contava com uma tubulação de metal

  • Por fim, em 1968 foi definitivamente desativado

  • Sua extensão era de 47 km e era abastecido por 58 nascentes

  • Dentro da cidade havia 11 km de rede de distribuição, assim sua extensão total seria de 58 km.




E com o Aqueduto de Lisboa encerramos os 4 Aquedutos de Portugal que selecionei para falar aqui.


Gostou de conhecer sobre os Aquedutos de Portugal?


Então fique por dentro e não perca o texto da semana que vem, será sobre os Aquedutos da Itália.


E não esqueça, você pode ver mais fotos e vídeos desses belíssimos lugares no nosso Instagram, então nos segue lá.


Abraços,

Mariana Dias

 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page