top of page

Conhecer Castelos: uma viagem no tempo

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Atualizado: 26 de out. de 2022

Os castelos são muitas vezes confundidos com os palácios, mas os castelos são fortalezas onde os lordes e nobres viviam protegidos. Enquanto os palácios são as moradas dos nobres que não é fortificada. Para não confundir é pensar que nos castelos com suas grandes muralhas ao redor é que ocorrem as batalhas dos filmes, e nos palácios é que acontecem os contos de fadas da Disney.


Mas por que falar de castelos? Conhecer castelos nos fazer voltar no tempo, nos sentimos dentro das batalhas. Quando você conhece um castelo você se sente um próprio figurante de Game of Thrones.


Existem diversos castelos pela Europa, pois durante a Idade Média os nobres europeus mandaram construir suas casas fortificadas. Os castelos possuem diferentes características, mas muitos possuem muralhas como defesa, uma visita que também vale a pena, é incrível andar por uma.


Muitos castelos na Europa também se encontram dentro de mosteiros, como o Castelo dos Templários de Tomar, que fica dentro do Convento de Cristo. Quer saber mais sobre esse lugar? Então leia aqui no meu texto sobre os Mosteiros de Portugal.


Nesse poste vamos falar sobre alguns Castelos que podemos conhecer em Portugal, são eles: Castelo de Guimarães, Castelo de Óbidos, Castelo dos Mouros e Castelo de São Jorge.


Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães está situado na cidade de Guimarães, a cidade onde nasceu Portugal.


O castelo foi testemunha de uma grande batalha territorial que ocorreu entre D. Afonso Henrique e D. Teresa em 1128. Com a vitória de D. Afonso Henrique nasceu Portugal. Acredita-se que o próprio D. Afonso Henrique nasceu neste castelo, se tornando o primeiro rei de Portugal após sua vitória.


O Castelo de Guimarães possuía uma função defensiva para a então nação que estava surgindo. Porém ao longo dos séculos essa função foi extinta. Então, no século XVI o castelo passou a ser uma Cadeia Municipal. No século seguinte, XVII, se tornou uma palheiro do reino (lugar onde se guardava animais, produtos das culturas da terra e utensílios agrícolas), e assim começou a se tornar uma ruína.


Durante os séculos seguintes foi proposto a demolição do Castelo para serem utilizadas suas pedras para a pavimentação de Guimarães, a ideia foi recusada. Entretanto, algumas partes do Castelo chegaram a ser demolidas, como a Torre de São Bento. Então durante o reinado de D. Luís, em 1881, o castelo foi classificado como Monumento Histórico.


Nos anos que se seguiram e com os decretos de 1881, 1908 e 1910 foi dado mais atenção ao Castelo e em 1940 ele foi reinaugurado em comemoração do VIII Centenário da Fundação da Nacionalidade de Portugal.


Então, nos anos de 1966, 1981 e 1986 ocorreram reformas no Castelo. Assim, atualmente ele se encontra muito bem conservado e é aberto à visitação.


Vale muito a pena conhecer o Castelo de Guimarães e um pouco mais da história de Portugal como nação. A seguir algumas fotos que tiramos quando visitamos esse emblemático Castelo histórico.



Castelo de Óbidos

O Castelo de Óbidos fica na cidade de Óbidos em Portugal, ao redor do castelo existe uma muralha que envolve toda a cidade. O mais legal dessa cidade é poder andar ao redor da muralha e ver toda ela de cima.


A cidade é um espetáculo à parte, é uma cidade medieval muito bonita e bem turística, vale apena passear e se perder pelas suas ruazinhas.


Existe um festival de chocolate que deixa a cidade ainda mais animada e encantadora, que conta com pessoas caracterizadas e um ar todo medieval.


A cidade conta ainda com um licor típico, a Ginja, que é um licor de cereja silvestre. É muito gostoso e tomar ele dentro de um copinho de chocolate deixa ele ainda melhor.


Infelizmente você não consegue visitar o castelo, exceto se você se hospedar no hotel que fica dentro dele. Mas, ficar em uma das casas ao redor da muralha além de ser bem mais barato você ainda tem a experiência de vivenciar a cultura da cidade junto aos locais.


A seguir algumas fotos da muralha e do castelo


Fachada do Castelo de Óbidos
Castelo de Óbidos

Castelo de Óbidos

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros fica em Sintra em Portugal, um distrito de Lisboa. O castelo teve diversos donos de diversas culturas diferentes, sendo tomado na invasão muçulmana da Península Ibérica.


Ao longo da dominação muçulmana ocorreram diferenças reformas no castelo para o deixar cada vez mais defensivo. Então durante a batalha de Aljubarrota (falo um pouco sobre ela nesse post) o castelo voltou aos reis portugueses.


Diversos soberanos portugueses escolheram Sintra como a cidade para sua morada, porém eles escolhiam o Palácio de Sintra (em breve teremos um texto sobre Palácios, aguarde). Assim, o castelo foi deixado exclusivamente para defesa.


Porta da Traição

Hoje o Castelo dos Mouros é classificado como Monumento Nacional e é um lugar muito turístico, tendo muito o que visitar.


Além disso, dentro do castelo existe a Porta da Traição, que é uma pequena porta que permitia abordagens discretas e até mesmo fuga. A porta sai em meio a vegetação que fica ao redor da muralha.


Mas está porta também poderia servir como uma entrada dos invasores, que podiam surpreender os moradores do castelo.


Inclusive acredita-se que já ocorreram invasões ao castelo por essa porta.

Por isso, ela foi chamada de Porta da Traição.


Assim como nas muralhas do Castelo de Óbidos, caminhar pelas muralhas do Castelo dos Mouros é um passeio a parte.


Além da Porta da Traição você também não pode deixar de ver a cisterna do Castelo, que incrivelmente ainda funciona normalmente e armazena uma água limpa e potável. A seguir uma foto dessa linda cisterna.


Cisterna do Castelo dos Mouros

A seguir veja algumas fotos do castelo


Muralha do Castelo dos Mouros
Caminhando pela muralha do Castelo dos Mouros

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge fica em Lisboa, Portugal, e São Jorge é o padroeiro do Castelo de Lisboa, por isso o castelo passou a se chamar Castelo de São Jorge.


Assim como os demais castelos que já falamos aqui neste texto, o castelo de São Jorge também possui uma muralha. No Instagram tenho um Reels com a subida na muralha e também da vista da cidade de Lisboa lá de cima, veja aqui.


Ao longo dos séculos, assim como em outros monumentos, o castelo foi deixado de lado e então no século XX já estava em ruínas. Em 1940 ocorreram algumas reformas e a reconstrução de parte de seu muro e de algumas torres.


O castelo possui uma vista incrível da cidade de Lisboa e do rio Tejo. Não deixe de ver o Reels no nosso Instagram dessa linda vista.


A seguir algumas fotos desse castelo


Caminhada sobre a muralha do Castelo de São Jorge
Vista da muralha do Castelo de São Jorge
 

Como visitar e onde fica cada um destes castelos?

Aqui você encontra os endereços e contato de cada um dos castelos listados no post. Também disponibilizamos os sites dos castelos e o link para compra dos ingressos.


Castelo de Guimarães:

  • Endereço: R. Conde Dom Henrique, 4800-412 Guimarães, Portugal

  • Telefone: +351 253 412 273

  • Horário: Todos os dias das 10h às 18h

  • Site do Castelo de Guimarães

  • Ingressos: Bilheteria exclusiva no Paço dos Duques


Castelo de Óbidos:

  • Endereço: R. Josefa de Óbidos, 2510-001 Óbidos, Portugal

  • Telefone: +351 960 009 055

  • Funciona atualmente como hotel, você pode conhecer as muralhas gratuitamente


Castelo dos Mouros:


Castelo de São Jorge:

 

Esperamos tenha gostado destes castelos e não deixe de conhecer estes e outros castelos tanto em Portugal quanto no mundo todo.


Vale a pena conhecer esses 4 lugares, não deixe eles de fora de seu roteiro.


Abraços,

Mariana Dias

 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.

 

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page