O ciclo emocional da mudança existe para nos ajudar a colocar os planos em prática e realmente fazer acontecer.
Muitas vezes nós queremos realizar algumas mudanças em nossas vidas, não é mesmo?
Porém para podermos alcança-las, normalmente, não é fácil!
Mas para alcançar nossos objetivos não podemos só querer, mas realmente fazer acontecer, e, para isso, precisamos nos dedicar mais de 100 %!
E sabe como podemos colocar isso em prática?
Aplicando o Ciclo Emocional da Mudança!
Ciclo Emocional da Mudança: como aplica-lo?
O Clico Emocional da Mudança é uma teoria desenvolvida por Don Kelley e Daryl Conner, que nos ajuda a entender como alcançar nossos objetivos, pois nos permite conhecer cada obstáculo e nos ensina a superá-los para chegar ao nosso objetivo.
A partir de seus estudos os pesquisadores (Don Kelley e Daryl Conner) observaram que a mudança passa por 5 etapas, e que cada uma está relacionada a um estado emocional distinto.

Etapas do Ciclo Emocional da Mudança e seus significados
As etapas do Ciclo Emocional da Mudança funcionam como uma espécie de montanha-russa, e são: otimismo injustificado, pessimismo justificado, realismo encorajante, otimismo justificado, triunfo.
Etapa 1: otimismo injustificado
Esta é a fase que todo mundo passa, a etapa onde você escolhe o seu objetivo e fica animado com ele.
É nessa etapa que acreditamos ter certeza de que vamos alcançar o objetivo e já conseguimos nos ver o efetivando.
Porém, essa etapa não dura pra sempre, porque a mudança precisa realmente acontecer, e então o sonho acaba e é hora de continuar em frente.
Etapa 2: pessimismo justificado
É nessa etapa que a maioria das pessoas desistem, e quando digo maioria é realmente a maior parte das pessoas. Segundo os pesquisadores, cerca de 90 % das pessoas decidem desistem já nesta etapa, e assim nunca alcançam seus sonhos.
Esta etapa surge com as dificuldades de se alcançar seu objetivo, onde começamos a ficar impacientes e já achamos que a mudança escolhida não é a melhor para si, pois talvez nunca aconteça.
É neste momento que começamos a nos questionar e então a pensar:
Estou errando em algum lugar;
Acho que isso não é pra mim;
Estou bem assim, então não preciso realmente alcançar este meu sonho, vivo sem ele;
Do que adianta todo esse sacrifício se no fim nem sei se vou querer mesmo isso;
Hoje não dá para eu começar, mas amanhã ou talvez no final de semana eu começo a organizar as ideias.
Estes pensamentos negativos nos fazem realmente pensar que não iremos alcançar nosso objetivo e então, muitas vezes acabamos desistindo.
Quando desistimos nessa etapa acabamos tendo uma vida de pêndulo, ou seja, entre a euforia de um novo objetivo com a frustação de nunca alcança-lo.
E então se torna constante, se torna um vício, pois você sempre quer mudar, mas nos primeiros obstáculos desiste; e, logo, inicia um novo projeto, que também será frustrado.
Etapa 3: realismo encorajante
Se você conseguir superar as primeiras barreiras, o início da frustação, então você começa a dar mais um passo importante para alcançar o seu objetivo.
Nessa etapa a sua atenção e suas formas são voltadas as etapas que precisa fazer para alcançar o objetivo, e não pensar somente nele.
Na etapa 3 é quando você da atenção todos os dias aos passos que precisa dar para realmente viver seu sonho.
Nesta etapa você pode organizar pequenas metas que precisa alcançar até o objetivo final. Desta forma você poderá se orgulhar do que já conquistou. Ou seja, é aqui que você sobe degrau por degrau, pois não se alcança o todo em uma passada somente.
Etapa 4: otimismo justificado
Aqui você já alcançou várias metas e se encontra confiante para continuar até o final. Mas é por isso que não podemos perder o foco, porque estamos com uma super autoconfiança, mas precisamos ainda permanecer com os pés no chão.
E é nesta etapa que você pode começar a ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos, a partir do seu ponto de partida pode mostrar todas as metas que já alcançou e como fez para manter seu foco e se encontrar nesta etapa.
Isto te ajudará a manter o foco, além de poder ajudar outras pessoas a viverem seus sonhos.
Etapa 5: triunfo
Finalmente você alcançou seu grande objetivo e é hora de festejar!
Estamos vivendo a mudança tão sonhada!
Mas não podemos desmerecer todo o esforço que tivemos para alcança-la, pois muitas vezes o caminho é muito difícil.
Devemos dar valor ao nosso esforço e sim “nos acharmos” por termos conseguido; pois sonhos todos tem, mas nem todos os alcançam.
Minha experiência com o Ciclo da Mudança
A criação deste blog passou por todas as etapas acima, e é por isso que quis compartilhar esta teoria, pois consegui colocar em prática um objetivo a muito tempo esquecido, mas continuei em frente.
Então este ano (2021) resolvi realmente colocar em prática a construção dele, claro que não foi fácil tomar essa decisão, mas para mim foi muito importe! Hoje ter um local onde posso escrever e passar ideias e conhecimento me fazem muito bem!
E pra finalizar vou deixar uma frase sobre mudança de Robin Sharma:
“a mudança é dura no início, confusa no meio e gloriosa no fim”
E ai? Bora colocar em prática o Ciclo da Mudança e finalmente mudar?
Se gostou do post curta e compartilhe! E não esqueça de deixar uma mensagem!
Comentarios