top of page

Caminho de Santiago de Compostela: o que é?

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

O caminho de Santiago de Compostela é um caminho de peregrinação que existe há muito tempo e possui diversas histórias e um ar de misticismo nele. Existem diversos motivos para realizar o caminho de Santiago de Compostela: religioso, místico, encontrar a paz interior, e por aí vai.


O caminho possui muitas curiosidades, e uma delas é que não existe somente um caminho. Ele sai de diversos países, mas sempre com o objetivo de chegar no mesmo local: Santiago de Compostela na Espanha.


Mas diferente de uma viagem a turismo, onde você tem hora para tudo e corre para ver todos os pontos turísticos, uma viagem de peregrinação para o Caminho de Santigo não é ir do ponto A (sua partida) para o ponto B (seu destino final: Santiago de Compostela), tudo que ocorre no meio é importante.


Chegar até Santiago só é uma consequência. O que importa é o caminho que irá percorrer.


Primeiro contato com o caminho


Já havia lido alguns livros, visto alguns filmes e escutado alguns relatos do caminho durante vários anos. Mas a primeira vez que tive realmente um contato foi em 2019 quando estávamos em Portugal.

Avistamos em Guimarães (Portugal) um símbolo na calçada que chamou muito a nossa atenção, e até fizemos um registro dele (foto a seguir). Pesquisando mais a respeito, vimos que realmente se tratava de um dos símbolos do caminho de Santiago de Compostela: a concha da vieira.


Calçada com vieira - símbolo do caminho

Caminho de Santiago de Compostela: História e Misticismo


São Tiago Maior era pescador e trabalhava com seu pai e irmão João. Enquanto trabalhavam receberam o chamado de Jesus para seguí-lo (Mateus 4:21,22). Eles conheciam Simão Pedro e André, que também foram chamados por Jesus (Lucas 5:10).


São Tiago se tornou um dos 12 Apóstolos e após a morte de Jesus, São Tiago começou a pregar. Segundo relatos a primeira vez que São Tiago pregou foi em uma região da Galiza (região autônoma da Espanha que hoje tem como capital Santiago de Compostela).


Segundo a história, quando São Tiago voltou para a Judéia ele foi morto por decapitação. Então, seus discípulos resolveram levar seu corpo novamente a Galiza e o deixaram em uma vila onde é atualmente Santiago de Compostela.


Mas por que o nome Compostela? Devido a um fenômeno que ocorria no local onde os restos mortais de São Tiago foi encontrado: todas as noites era possível observar uma chuva de estrela que iluminava o céu.


Acredita-se que essa luminosidade marcava o ponto onde estava São Tiago. Foi assim que se encontrou a arca de mármore que continha os restos mortais do santo.


Assim, em homenagem ao Santo e a chuva de estrelas que iluminou seu corpo, foi dado a cidade o nome de Santiago de Compostela. Santiago por causa de São Tiago e Compostela do latim Campus Stellae.


Anos mais tarde, o rei Afonso II das Astúrias ordenou a construção da Catedral de Santiago onde havia sido encontrado os restos mortais do santo. Porém, o ínicio da construção só ocorreu em 1075 durante o reinado de Afonso VI. A construção da catedral ocorreu durante as cruzadas entre 1075 e 1128.


Após a descoberta dos restos mortais de São Tiago muitas pessoas ficaram curiosas em fazer a peregrinação e acredita-se que o primeiro peregrino a realizar o caminho foi o rei Afonso II das Astúrias.


Caminho de Santiago de Compostela: Quantos caminhos existem?


Existem diversos caminhos de Santiago de Compostela, que saem de diversos lugares.

Antigamente se dizia que o caminho começa a partir da porta da sua casa, assim não tem nem como contar quantos caminhos existem.


O caminho mais conhecido é o caminho Francês, e ele ficou ainda mais famoso com o Livro de Paulo Coelho “Diário de um Mago”.


Mas além desse existem ainda outros caminhos de outras origens e nos próximos parágrafos vou falar um pouco a respeito de cada um.


Os diversos caminhos e suas origens

  • Caminho Francês: é o mais famoso, é composto por 800 km e se inicia Saint Jean Pied-de-Port(França). Em média os peregrinos levam 30 dias para realizar esse caminho.

  • Caminho Português partindo de Lisboa: o caminho português saindo de Lisboa (Portugal) tem aproximadamente 600 km. Esse caminho ainda é pouco realizado e os relatos é que o trecho Lisboa – Porto aparenta ser mais difícil, pois ainda possui pouca estrutura e apoio para os peregrinos.

  • Caminho Português partindo de Porto: nesse caminho o peregrino enfrentará cerca de 250 km saindo da cidade do Porto (Portugal). Diferente do trecho que sai de Lisboa, partindo do Porto a estrutura e o apoio para os peregrinos parece ser excelente.

  • Caminho Português rota da costa: caminho pela costa portuguesa tem cerca de 250 km e também parte da cidade de Porto.

  • Outros caminhos: Caminho da Prata, Caminho primitivo, Caminho do norte...

Além de muitos outros caminhos...


Vale ainda destacar que o Caminho de Santiago de Compostela é um Patrimônio Mundial da UNESCO!


E se o caminho começa a partir de sua peregrinação.... não existe número calculável de caminhos, cada caminho terá uma origem!


Então, nos vemos no caminho!


Bom Caminho!

 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.



 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page