Os romanos foram especialistas na construção dos Aquedutos e muitos ainda podem ser vistos pela Europa. Os Aquedutos tem a finalidade de conduzir a água para abastecer as cidades e vilas, fornecendo água para os banhos públicos, latrinas e residências dos nobres. Os Aquedutos podem ser considerados grandes feitos da engenharia.
Mesmo nos dias de hoje muitos Aquedutos podem ser vistos e até mesmo alguns continuaram em uso. No último texto falamos um pouco disso, quando eu contei sobre os Aquedutos de Portugal, clica aqui para ler o texto.
Neste texto vamos falar sobre a história dos Aquedutos e dar destaque a um Aqueduto da Itália. Você sabia que a Fontana de Trevi faz parte de um Aqueduto? Continua lendo que te conto mais.
Um pouco da história dos Aquedutos
No texto sobre os Aquedutos de Portugal, já falamos um pouco como essa maravilha da engenharia funcionava.
Os romanos foram os primeiros construtores dos Aquedutos, mas depois da queda do império romano muitas civilizações reformaram os Aquedutos e até mesmo construíram novos, pois essa era uma forma eficiente e não muito cara de abastecer suas cidades.
Esse grande feito da engenharia romana embeleza até hoje muitos locais da Europa, mas mais do que isso, alguns Aquedutos ainda estão em uso parcialmente. O que demonstra como estas construções romanas eram confiáveis e duráveis.

Dentre os Aquedutos da era romana podemos citar os seguintes:
Água Ápia
Ânio Velho
Água Alexandrina
Água Márcia
Água Tépula
Água Júlia
Água Virgem
Água Alsietina
Ânio Novo
Água Cláudia
Água Trajana

Alguns destes Aquedutos foram reformados e até mesmo utilizados para a construção de novos Aquedutos.
Dentree os Aquedutos da era moderna podemos destacar os seguintes:
Água Virgem
Água Feliz
Água Paula
Aqueduto Pio
Aqueduto de Peschiera
Aqueduto Ápio-Alexandrino
Dentre estes Aquedutos o que mais se destaca na minha opinião é o Acqua Virgine (Água Virgem), quer saber por quê? Te conto logo na sequência.
Aqueduto Acqua Vergine
A Fontana de Trevi é um dos pontos mais turísticos da Itália! Todo mundo que vai para Roma não pode deixar de conhecer essa linda fonte. Mas você sabia que ela faz parte de um Aqueduto? Sim, a Fontana di Trevi é a parte final do Aqueduto Acqua Vergine.
A Fontana di Trevi é a fonte romana mais conhecida e faz parte do único Aqueduto antigo ainda em uso até hoje! A fonte é a maior construção barroca da Itália com cerca de 26 m de altura e 20 m de largura. No nosso Instagram você consegue ver um vídeo dessa linda construção, só clicar aqui.

A fonte fica na curva do uau! Como se situa em um cruzamento de três ruas, quando você chega ao final da rua e encontra a fonte, sua única reação é uau!
No início das construções dos Aquedutos os romanos tinham o costume de erguer lindas fontes ao final de cada Aqueduto. Mas com o tempo esse costume foi deixado de lado.
Então, em 1453 o papa Nicolau II determinou o conserto do Aqueduto Acqua Vergine que se encontrava em desuso, e assim uma simples fonte foi construída.
Porém, o papa Urbano VII achava ela muito simples e em 1629 encomendou a Bernini uma modificação, com a morte do papa a fonte foi reposicionada.
Durante o período Barroco e Renascentista muitas reformas foram feitas em edifícios e fontes, então o projeto de Nicola Salvi foi realizo. E entre 1732 e 1762 Netuno foi fixado no centro da fonte.
A fonte então foi finalizada por Giuseppe Pannini, que substituiu as virgens romanas pelas esculturas de Netuno e seu séquito.
Mas e o Aqueduto? Por que se chama Acqua Vergine?
Segundo a lenda em 19 a.C. uma virgem auxiliou os romanos a encontrar uma fonte de água. Então os romanos construíram ali um Aqueduto que abasteceu Roma por mais de 400 anos. Mas o mesmo foi destruído na invasão dos visigodos. Uma das grandes curiosidades sobre o Aqueduto Acqua Vergine é que este foi o menor Aqueduto de Roma, com cerca de 22 km.
Em Termas de Agripa se situa o castellum terminal, não sabe o que é castellum? Leia aqui no texto sobre os Aquedutos de Portugal.
Grande parte do Aqueduto de Acqua Vergine está no subsolo, quando a água chega em Roma ela faz o seguinte caminho: Via di Pietralata, Fosso Pietralata, Via Nomentana, Villa Ada, Villa Borghese, jardins da Villa Medici, Piazza di Spagna, para então aparecer deslumbrante na Fontana di Trevi.
Gostou de saber mais sobre os Aquedutos?
Então não esquece, nos segua nas redes sociais para não perder nada.
Abraços,
Mariana Dias
Melhor forma de comprar moedas estrangeiras
Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.
Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).
Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.
E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.
Comments