O halloween é uma festa originária de antigos festivais celtas da colheita que ocorriam na Irlanda e na Escócia na véspera do Dia de Todos os Santos, que é uma festa cristã. Antes o Halloween se chamava All Hallow’s Eve que significa “Véspera do Dia de Todos os Santos”.

Mas qual a origem do halloween que conhecemos hoje?
Se você comparar o halloween de hoje com o seu início irá perceber que existe pouco em comum. O único elemento em comum são os mortos, porém com visões diferentes.
O halloween como conhecemos hoje foi originário na França, pois na Idade Média a morte era temida pela população e foi agravada pela Peste Negra e Peste bubônica que devastaram a Europa e trouxeram um medo ainda maior da morte para essas pessoas.
Neste mesmo período, ou seja, na Idade Média no dia de Finados existia um costume em que as as crianças iam até as casas e batiam nas portas dos vizinhos pedindo o bolo das almas, quando recebiam um pedaço do bolo as crianças em troca agradeciam rezando pelos falecidos das famílias dos vizinhos.
Então o trick or treat (doce ou travessura) surgiu dessa tradição?
Na verdade, não se sabe ao certo, mas acredita-se que sim.
Porém, na Inglaterra no período da perseguição dos protestantes contra os católicos, o trick or treat já era conhecido. Com o fim desta "guerra civil" entre os católicos e os protestantes, o trick or treat virou uma grande festa inglesa.
Com o passar do tempo e com a colonização das Américas a festa inglesa do trick or treat foi levada para a região onde hoje fica os EUA. Os primeiros colonos levaram essa festa tradicional inglesa e a estabeleceram em 31 de outubro. A data foi escolhida devido a festa da colheita (All Hallow’s Eve) que já havia sido introduzida nas Américas pelos irlandeses.
Assim, o halloween como conhecemos hoje é uma festa oriunda de várias tradições antigas, que misturam tanto festas pagãs como festas cristãs.
E, então, como é a relação dessas festas hoje em dia?
Por mais que exista uma relação da origem do Halloween com a religião católica, hoje em dia se debate muito à respeito dela.
As diversas modificações e junções que ocorreram para chegar no famoso halloween, que hoje vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, se distanciou muito de sua origem e se uniu a tradições muito distantes das tradições católicas.
Mas e então, se sou católico não posso comemorar o Halloween?
Esta questão só você mesmo pode responder... pois precisa entender qual realmente é o seu interesse em participar da festa.
Sites como o Aleteia Brasil trazem muitos textos e reflexão sobre o tema. Cabe a você decidir a sua opinião sobre o tema.
E ai, gostou do post?
Deixe um comentário a respeito da sua opinião: você é contra ou a favor da comemoração do Halloween pelos católicos?
Comments