top of page

Você precisa conhecer esses 4 museus da Itália

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Que a Itália é um museu a céu aberto você já deve saber, mas existem 4 museus que você não pode deixar de conhecer quando for visitar a Itália. Neste texto iremos falar sobre eles e ver algumas fotos. Além disso, também vou te dar dicas sobre esses museus e te ajudar a se organizar para sua visita.


Neste poste você vai ler sobre:

  1. Os 4 museus que você precisa conhecer

  2. Museu do Vaticano

  3. Museu Capitolino

  4. Galleria Uffizi

  5. Galleria dell'Accademia

  6. Como garantir seu ingresso


Os 4 museus que você precisa conhecer


Os 4 museus que vamos falar nesse texto são o Museu do Vaticano, Museu Capitolino, Galleria Uffizi e Galleria Dell'Accademia. Nesses museus você encontra obras incríveis, dentre elas obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Visitar esses museus é como uma viagem no tempo e também vemos como o Brasil é novo como país, pois existem diversas obras mais antigas que o nosso país.


Então sem mais delongas (ou simplesmente, sem encher linguiça) vamos ao que interessa os museus da Itália. A ordem do texto não tem nada a ver com a importância deles, pois cada um possui sua peculiaridade.


E pra te deixar ainda mais curioso para ler nosso texto te faço uma pergunta: Você sabe o que é a Síndrome de Stendhal? Então leia o poste que te conto sobre essa síndrome e sua relação com alguns museus da Itália.


Museu do Vaticano

O museu do Vaticano é realmente enorme, contanto com 42 mil metros e mais de 70 mil obras expostas. E ele tem quase a mesma idade que o Brasil, tendo sido inaugurado em 1506.


Para visitar esse museu nós deixamos 1 dia todo para ele, pode até parecer muito, mas no fim do dia pareceu pouco, vale a pena cada segundo dentro deste museu.


O museu do Vaticano é um conglomerado de outros museus, existem cerca de 26 museus e salas importantes dentro, e dentre elas se destacam:


  • Museu Pio-Clementino - possui obras do Renascimento e foi fundado em 1771 pelo Papa Clemente XIV

  • Museu Chiaramonti - nesse espaço você encontra estátuas e sarcófagos do século XIX

  • Museu Gregoriano Etrusco - possui peças de escavações das antigas cidades da Etrúria

  • Museu Gregoriano Egípcio - acervo de artefatos do Antigo Egito

  • Pinacoteca Vaticana - apresenta o acervo do museu do Vaticano

  • Museu Gregoriano Profano - acervo de estátuas e mosaicos da era romana

  • Sala de Rafael - grupo de aposentos decorados pelo pintor renascentista Rafael (você pode ver uma dessas pinturas na próxima foto e também no nosso Instagram)

  • Capela Sistina - esse é o ápice da sua visita, não tem como descrever


Pintura renascentista - Sala de Rafael

Na verdade, deu pra ver que o museu do vaticano na verdade são museus. Assim, os Museus Vaticanos são constituídos por um conglomerado de valiosas obras de arte e antiguidades, que em sua grande maioria foram colecionadas ao longo do tempo pelos romanos. Além disso, o museu conta com uma das capelas mais emblemáticas de todas, a capela sistina.


Infelizmente é proibido tirar fotos da capela sistina, pois é um lugar sagrado e que se deve respeitar. A capela foi pintada nada mais nada menos por Michelangelo, e é claro que é perfeita. Mas toda a sua perfeição gerou algumas polêmicas. Na imagem você vê um coração ou um cérebro? Essa é uma grande polêmica, por muito tempo se achou que era um coração, mas hoje já se diz que é um cérebro.


Imagem retirada do google imagens

Para mim é um cérebro e pra você?


Museu Capitolino

O museu Capitolino também é mais um daqueles museus que você não pode deixar de visitar. E sabe por quê? Porque no museu capitolino você encontra a Loba Capitolina.


A Loba Capitolina é uma escultura de bronze que representa a loba da Fundação de Roma. Sua história é como uma lenda:


O rei local foi traído por seu irmão que tomou o trono e fez de sua sobrinha uma sacerdotisa casta. Porém, a sobrinha teve dois filhos Rômulo e Remo. Quando o "rei" descobriu a traição ele ordenou que os bebês fossem jogados no rio, mas como um milagre o cesto onde eles estavam parou no monte Palatino e uma loba os achou e os amamentou. Algum tempo depois um pastor encontrou os meninos em uma caverna e os levou para casa, onde ele e sua esposa criaram as crianças. Depois de anos, Remo soube da verdade e voltou a cidade natal para se vingar e assim salvou sua mãe e o verdadeiro rei. Então, os irmãos resolveram criar uma cidade no local onde foram encontrados pela loba, mas eles não chegavam a um consenso. Assim, Rômulo matou seu irmão Remo e deu a cidade o nome de Roma.


Loba capitolina

Você já tinha escutado sobre essa lenda?


Mas existe outras obras emblemáticas no museu capitolino. A própria arquitetura por si só do museu já é uma obra de arte, pois o museu está instalado em um conjunto de palácios romanos. Foi inaugurado em 1734 e conta com algumas obras magníficas, como a estátua colossal de Constantino e de Constante II.



Pé de Constante II
Interior do Museu Capitolino

Este museu é mais um daqueles lugares incríveis de conhecer, que apresentam uma histórica riquíssima e obras de arte de encher nossos olhos. Se for para Roma não deixe de conhecer esse museu.


Galleria Uffizi

Na galeria Uffizi você encontra pinturas de renomados artistas como Leonardo da Vinci e Botticeli. A famosa obra O nascimento de Vênus é uma das obras de Botticeli que estão na galeria. Já uma das obras de Leonardo da Vinci que você encontra é a pintura Batismo de Cristo.


O nascimento de Vênus
Batismo de Cristo

Na galeria Uffizi você encontra várias obras magníficas que chega a ser difícil explicar em poucas palavras, como essa linda obra a seguir, a pintura parece que tem uma luz, são muitos detalhes incríveis.




É tão encantador que algumas pessoas chegam a passar mal com tantas belezas reunidas em um único lugar. Continua lendo que te explico essa história.






Além disso, na entrada da galeria estão as estátuas dos 28 homens ilustres da Toscana, dentre eles Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel e Donatello. Algumas dessas estátuas você consegue ver a seguir.



Estátua de Donatello
Estátua de Giotto
Estátua de Leonardo da Vinci















A Galeria Uffizi é mais um daqueles lugares que você simplesmente precisa visitar, é difícil explicar em palavras o que você sente estando lá. Quando você é um amante das artes fica fascinado em um lugar como esse, vale muito a pena a visita.


Na minha opinião o auge deste museu foi ver de perto uma pintura de Leonardo da Vinci, pois ele é um dos meus pintores preferidos.


Galleria Dell'Accademia

A Galleria Dell'Accademia é a Galeria da Academia de Belas Artes de Florença e é um importante museu da Itália, recheado de obras góticas e peças de um dos artistas mais importante de todos os tempos: Michelangelo.


A galeria foi fundada em 1784 e quase 100 anos depois recebeu a sua obra mais emblemática, o David de Michelangelo passou a se instalar na galeria a partir de 1873. Antes desta data David ficava na Piazza della Signoria, atualmente você consegue ver uma réplica da estátua original na praça, nas fotos a seguir você consegue ver a estátua original e a réplica.


David de Michelangelo - original

David de Michelangelo - réplica

No museu você também encontra um corredor recheado de obras inacabadas de Michelangelo. O artista era tão perfeccionista que caso achasse algum defeito em sua obra ele a abandonava e iniciava novamente. Assim, existem muitas obras de Michelangelo que não foram finalizadas, mas mesmo assim são incríveis.


Além das obras de Michelangelo você encontra um rico conjunto de obras de arte que vão desde a época gótica até o final do século XIX. Dentre as obras você pode ver incríveis instrumentos musicais feitos pela família Stradivari, esses instrumentos são considerados os melhores instrumentos do mundo!


Violino Stradivari

Sala de exposição Galleria dell'Accademia


A visita a este museu é incrível e se você passar por Florença vale muito a pena conhecer, você volta no tempo e percebe que o ser humano é capaz de criar beleza. Você para e pensa como há tanto tempo atrás esses artistas foram capazes de criar essas maravilhas sem toda a tecnologia que temos hoje e que não vivemos mais sem.


Quer saber como garantir seu ingresso, onde fica e como visitar o museu? Então continua lendo, logo você encontrará todas as informações para não perder nenhum desses museus da Itália.


Síndrome de Stendhal

A Galleria Uffizi e a Galleria Dell'Accademia são museus responsáveis pela Síndrome de Stendhal. Mas o que é esta síndrome?


Ao longo dos anos muitos turistas que visitaram a cidade de Florença na Itália descrevem que passaram mal dentro dos museus. O sintoma mais comum descrito entre os visitantes era um mal estar com enjoo e coração acelerado. Então, muitos deles achavam que estavam com intoxicação alimentar. Mas não era bem isso.


No meio a tantas obras incríveis, como quadros de Leonardo da Vinci e Botticelli, esculturas de Michelangelo e instrumentos musicais feitos pela família Stradivari (como os famosos violinos Stradivarius), muitos turistas se sentem intoxicados, mas não por alimentos, mas sim pelo grande número de obras maravilhosas.


Assim, devido ao grande número de obras de incríveis artistas do mundo todo, alguns turistas apresentam uma condição psicossomática que foi denominada Síndrome de Stendhal. O nome desta síndrome foi dado em "homenagem" ao escritor francês Henri-Marie Beyle, mas conhecido pelo seu pseudônimo Stendhal. Em sua visita a Florença o autor descreveu os seguintes sintomas:


"...fiquei em uma espécie de êxtase com a ideia de estar em Florença... fui acometido de uma forte palpitação do coração... minha força vital se esvaiu de mim e andei com medo constante de cair no chão."


A síndrome é reconhecida clinicamente, e é descrita como um distúrbio psiquiátrico. Dentre os sintomas destaca-se: vertigens, palpitações, alucinações e transtorno de despersonalização (quando a pessoa se sente desconectada de seu corpo e seus pensamentos). É como se você estivesse tendo um ataque de pânico ao ver essas obras.


Essa síndrome ocorre em pessoas muitos sensíveis, e normalmente uns 20 casos são diagnosticados por ano nos turistas que viajam para Florença. As obras mas emblemáticas e que mais causam algum distúrbio nos turistas, como a Síndrome de Stendhal ou até mesmo ataque de choro são o David de Michelangelo e O Nascimento de Vênus de Botticeli.


Porém, a síndrome não é tão fácil de ser diagnosticada, já que apresenta sintomas parecido com outras doenças e até podendo ser algo mais sério, como um ataque do coração. Além disso, hoje em dia alguns médicos consideram que as obras de arte não podem causar um distúrbio psiquiátrico nos turistas.


Na minha humilde opinião, essas obras de arte causam um efeito sobre nós sim. É inexplicável ver as obras de Leonardo da Vinci, o David do Michelangelo ou O Nascimento de Vênus de Botticeli. Você passa anos estudando estas obras na escola, vê em fotos e em livros, mas quando você está lá, cara a cara com uma destas obras é algo surreal! Não digo que tive a Síndrome de Stendhal, mas posso afirmar que senti algo indescritível ao vê-las.


 

Como visitar e onde fica cada um destes museus?

Ficou com vontade de conhecer esses museus? Aqui você encontra os endereços e contato de cada um deles. Também disponibilizamos os sites dos museus e os link para compra dos ingressos, para museus muito visitados é melhor já ter seu ingresso, assim você evita as filas no local e ainda ganha tempo.


Museu do Vaticano:

  • Endereço: 00120 Vatican City, Cidade do Vaticano

  • Telefone: +39 06 6988 4676

  • Horário: De segunda a quinta das 08:30 às 18:30, sexta e sábado das 08:30 às 22:30 e domingos fechado

  • Site Museu do Vaticano

  • Ingressos


Museu Capitolino:


Galleria Uffizi:

  • Endereço: Piazzale degli Uffizi, 6, 50122 Firenze FI, Itália

  • Telefone: +39 055 294883

  • Horário: De terça à domingo das 8:15 ás 18:30

  • Site da Galleria Uffizi

  • Ingressos


Galleria Dell'Accademia:

 

Esperamos tenha gostado destes museus e não deixe de conhecer estes e outros museus do mundo, o conhecimento que adquirimos é nosso e levamos para além da vida.


Vale a pena conhecer esses 4 lugares, não deixe eles de fora de seu roteiro.


E se quiser pode se sentir até um pouco como um desses artistas, eu já pintei O Nascimento de Vênus. Dê uma olhada na minha pintura, gostou dela?



Desenho ilustrando O nascimento de Vênus


Abraços,

Mariana Dias


 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dia e outra em ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.


 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.


 
 
 

Comments


bottom of page