A alguns anos atrás se iniciou a febre dos livros de pintura e dentre ele haviam os de mandalas. Eu fui uma dessas pessoas que saiu comprando vários desses livros, de tudo que é assunto; comprei de mandalas, de flores, do Van Gogh; Harry Potter... enfim, foram uns 5 livros. No começo, assim como todo mundo, me empolguei muito para pintar, mas no fim ficou parado, como a maioria das coisas que viram moda de uma hora para outra e logo perdem a graça.
Bem, este ano resolvi mudar isso; assim como resolvi mudar muitas coisas de minha vida... Esse ano é o ano da mudança, de trilhar novos caminhos, de começar novas coisas, e de realmente colocar em prática projetos que estavam parados.
Então, resolvi pintar meus livros, mas me deparei com as mandalas e quis pesquisar um pouco mais sobre esse mundo. Ao longo dessa pesquisa percebi que o simples fato de pintar mandalas não é somente uma distração ou um hobby, é também uma forma de relaxamento, é o seu momento, é uma forma de diminuir a ansiedade.
Nessas minhas pesquisas conheci a Maya, que dá cursos de meditação, de como colorir e até mesmo como desenhar suas mandalas. É muito interessante, para quem procura esse lado mais zen vale a pena conhecer a Maya.
Mas, como não sou muito zen, prefiro ficar com as pinturas das mandalas, que já me ajudam bastante, pois consigo desligar naqueles minutos, ou naquelas horas, que estou pintando minhas mandalas.
As cores, assim como todos sabemos, sempre representam aquilo que sentimos, cada uma tem a sua característica, e pintar as mandalas podem, muitas vezes, demonstram nossos sentimentos, o que estamos sentido.

Amarelo – essa cor nem sempre foi considerada boa, porém hoje transmite riqueza, sucesso; mas também, ativa a mente e está ligada a alegria e ao calor;
Azul – simboliza o otimismo, a harmonia, serenidade;
Branco – é a junção de todas as cores em harmonia, por isso representa a paz e pureza;
Cinza – podemos dizer que é uma mistura de preto com branco, ou seja luz com o escuro, esta cor representa o autocontrole e a estabilidade, sendo assim um equilíbrio perfeito entre o “claro e o escuro”;
Laranja – é a cor normalmente está relacionada a energia, força e prosperidade;
Preto – como sabemos é a ausência de cor, porém nas mandalas não representa somente um lado obscuro, mas também o respeito e a fertilidade;
Rosa – uma variação do vermelho, o rosa também simboliza o amor, além da ternura e feminilidade;
Verde – esperança, fortuna, paz, tranquilidade;
Vermelho – é a cor do amor, da criatividade, da coragem e da energia;
Violeta – esta cor está relacionada à nossa espiritualidade, ao equilíbrio, à mudanças.


Assim, hoje uso a pintura das mandalas como uma forma de relaxamento, de sair um pouco da mesmice... é a minha forma de me encontrar e esquecer, mesmo que por pouco tempo, do mundo que está lá fora.
No Instagram @diaspelomundo_m você pode ver algumas das mandalas que eu já colori. Na imagem abaixo tem uma foto do novo projeto e na sequência o próximo projeto. Daqui uns dias irei mostrar eles no Instagram, acompanhe lá para ver esses projetos prontos.
ความคิดเห็น