top of page

As 3 fabulosas Catedrais Góticas que você precisa conhecer

Foto do escritor: Mariana DiasMariana Dias

Atualizado: 22 de nov. de 2022

As cátedras góticas são uma das construções mais incríveis e representam uma grande revolução da humanidade, engenharia e arquitetura. São inspiradas nas basílicas romanas, que não eram construções religiosas, mas no século IV com a queda do império romano as basílicas começaram a ser transformadas em igrejas, e o império bizantino virou a potência econômica. A maior inspiração para a construção das catedrais góticas foi a inspiração divina, que ainda hoje é uma inspiração para a engenharia e arquitetura.


Neste texto vamos falar sobre quais são as características que compõem uma catedral gótica. Além disso, vou te apresentar 3 catedrais góticas que você precisa conhecer.


Estrutura das catedrais góticas

As principais estruturas de uma catedral góticas são as abóbadas, os arcos ogivais e os arcobotantes. Então vamos entender o que cada uma dessas estruturas representam.


Abóbadas

As abóbadas são estruturas arquitetônicas em forma de arco usadas como cobertura e sustentadas por colunas ou pilares.


Construí-las era um grande desafio, por isso as abóbadas são consideradas um dos principais fatores que impulsionaram a evolução da arquitetura.


Os primeiros povos a utilizarem as abóbadas foram os mesopotâmicos e os romanos recuperaram e melhoraram essas técnicas no Império Bizantino. Com a evolução destas construções se chegou as abóbadas de ogivas, que se tornaram uma construção característica do período gótico.


Abóbada de Santa Maria del Fiore - Florença, Itália

Arco ogival

O arco ogival é muito utilizado na arquitetura gótica e foi criado para substituir os arcos de volta perfeita da arquitetura românica.


Arco ogival da Catedral de Milão - Milão, Itália

O arco ogival é formado por duas partes de círculos iguais, cortados ao centro, formando um angulo agudo, como podemos ver na foto ao lado.


Com a utilização dos arcos ogivais as construções puderam ser cada vez mais altas, dando a impressão de estarem tocando o céu.


Como o arco ogival divide o peso para baixo, não para os lados, as paredes da construções passaram a ser mais finas, além de dar mais espaço para a entrada de luz com janelas maiores.


Assim, nos espaços abertos em vez de se colocar janelas foram colocados vitrais.


Os maravilhosos vitrais vistos nas arquiteturas góticas dão um ar de tranquilidade e nos ajuda a encontrar a paz interior.




Muitas Catedrais góticas podem ser visitadas pela Europa, mas aqui no Brasil também podemos conhecer um arco ogival. Aqui em Curitiba a Catedral da cidade possui um arco ogival, não deixe de conhecer a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais quando vier para Curitiba.


Arcobotante

O arcobotante é um símbolo da arquitetura gótica, são meio arcos que parecem pilares que são erguidos na parte exterior das construções góticas, eles tem o objetivo apoiar as paredes e repartir o peso da construção. Eles eram colocados em posições de forma que não atrapalhassem a luz que entra pelos belíssimos vitrais.


Na Catedral de Milão é possível ver essas estruturas no exterior, caso você suba até os telhados da catedral você consegue ver bem de perto um arcobotante como o da foto a seguir.



Arcobotante visto de perto - Milão, Itália

Simbologia das Catedrais góticas

As catedrais góticas são consideradas conquistas notáveis da engenharia. Na época em que foram construídas, Deus era considerado a luz, assim quanto mais luz entrasse nas igrejas, mais cheia de Deus estaria a construção. Desta forma, nas catedrais góticas a luz e o divino puderam ser intrigada a partir dos imensos e maravilhosos vitrais.


Ao entrar em uma catedral gótica você se depara com uma árvore, pois os arcos ogivais com suas colunas que os sustentam parecem ramos de árvores. Na foto a seguir você consegue ter uma ideia das colunas e arcos ogivais da Catedral de Milão.


Colunas que sustentam os arcos ogivais - Milão, Itália


Catedrais Góticas que você precisa conhecer

Existem diversas catedrais góticas em todo o mundo, mas sempre tem aquela que você sonha em conhecer ou que você conheceu e que se tornou a mais linda de todas.


Assim, nesta minha humilde lista de catedrais góticas eu vou dar atenção a 3 que conheci e que realmente me surpreenderam. A ordem aqui listada não é da mais bonita ou mais encantadora, mas sim uma ordem aleatória das 3 que na minha opinião você precisa conhecer.


Então vamos lá, a primeira é a Catedral de Milão, essa era fácil imaginar que estaria na minha lista, já que a maioria das fotos que podemos ver neste post são dela. A Catedral de Milão é uma visita obrigatória para quem vai a Milão, ela é um ponto muito turístico da cidade.


Dica: se você tiver tempo suba até o telhado da catedral, além de ter uma vista incrível lá de cima você também vai poder observar de perto cada um destes elementos da arquitetura gótica que falamos aqui no post, é uma visita imperdível.


Fachada da Catedral de Milão

A segunda Catedral na verdade é o Convento do Carmo, localizado em Lisboa - Portugal. A Igreja do Convento do Carmo já foi a principal igreja gótica de Lisboa, porém após o terramoto de 1755 ela ficou em ruínas. Mesmo sendo uma ruína vale muito a pena visitar, é interessante observar a estrutura, pois na igreja muitas pesas não foram destruídas, além de suas paredes terem ficado em pé.


A Igreja do Convento do Carmo é um Monumento Nacional de Portugal, suas características góticas são muito fácil de identificar, na sua fachada é possível observar cinco arcobotantes, mesmo ela estando em ruínas ainda é possível observar os arcos ogivais dentro da igreja. Na imagem a seguir conseguimos ver esses arcos ogivais que ainda estão em pé na igreja do Convento do Carmo.


Interior da igreja do Convento do Carmo

Até agora já fui 2 vezes para Lisboa e nas duas visitei o Convento do Carmo, vale muito a pena. Na imagem a seguir conseguimos ter uma ideia como era a igreja do Convento do Carmo antes do terremoto que a deixou em ruínas. É possível ver que existia um lindo vitral em sua fachada.


Maquete do Convento do Carmo

Caso você queira garantir seu ingresso é só acessar a bilheteria. Se você for estudante você consegue pagar meia apresentando a carteirinha internacional, para fazer basta clicar aqui.


E a terceira Catedral gótica que vamos falar é a igreja do Mosteiro da Batalha. Você lembra desse nome? Nós já falamos sobre o Mosteiro da Batalha no texto sobre os Mosteiros de Portugal, ainda não leu? Então confira aqui.


A igreja do Mosteiro da Batalha tem vitrais incríveis, fiquei encantada com a beleza das cores refletidas pelo sol. É uma visita imperdível em Portugal. Na foto você consegue ver a luz entrando e deixando um lindo colorido dentro da igreja.


Interior da Igreja do Convento do Carmo

Coloque já o Mosteiro da Batalha no seu roteiro de viagem, te garanto que não irá se arrepender. Quer uma dica de como comprar seu ingresso com antecedência? Então confere aqui.


E aqui vai uma dica extra, se você quer conhecer uma dessas catedrais góticas mas não tem planos de ir para nenhum desses lugares, você ainda consegue visitar uma aqui no Brasil. Na minha linda cidade, Curitiba-PR, a Catedral da cidade é em estilo gótico.


E para finalizar nosso texto deixo a seguinte reflexão:


A inspiração divina foi e ainda é uma inspiração para a engenharia e arquitetura.


Gostou de saber mais sobre as Catedrais Góticas?


Então não esquece, nos segua nas redes sociais para não perder nada.


Abraços,


Mariana Dias

 

Quer ajudar a manter nosso site?

Se você gosta do nosso conteúdo e gostaria de ajudar a manter nosso site cada vez mais ativo e sempre recheado de novidades você pode fazer isso comprando nosso livro no formato Kindle!


Você ganha duas vezes: uma em adquirir um livro com reflexões para seu dia a dias e ainda ajuda a manter o site. Se você se interessou é só clicar aqui.



 

Melhor forma de comprar moedas estrangeiras

Vai viajar? Então não deixe de seguir essa nossa dica para economizar na compra de moedas.


Existem diversas maneiras de comprar moedas estrangeiras, mas em todas elas você vai precisar pagar IOF. Mas o que é IOF? A sigla IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras. Os valores mais comuns a serem pagos são 6,38% e 1,1%. Além disso, existe a diferença do câmbio que pode ser o turístico ou o comercial. A melhor combinação é o IOF de 1,1% com o câmbio comercial (que é o mais barato).


Para conseguir essa melhor combinação nós te aconselhamos que você use a Wise. A wise é uma empresa internacional na qual você consegue abrir uma conta e recebe um cartão de débito, é tudo muito simples e fácil de fazer. No que sua conta é aprovada você já pode fazer uma primeira transferência e solicitar seu cartão, é super seguro.


E pra te ajudar ainda mais a economizar faça sua conta pelo nosso link, com ele sua primeira transferência será sem tarifas, clique aqui e abra sua conta.

 


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page